A primeira jornada dos Campeonatos Nacionais de Clubes em pista curta – 3.ª Divisão, que se estão a realizar no Forum Braga, elevou o Juventude Ilha Verde e Papa Léguas de Famalicão, nos masculinos, e AA Bela Vista, nos femininos. As grandes decisões só vão ficar consumadas este domingo, dia 15.
O dia, que começou com os 3000 metros marcha feminino, e com vitória de Matilde Angélico (14:05,15 minutos), do CA Marinha Grande, ficou fechado com os 400 metros masculinos e vitória de Flávio Silva (50,43 segundos), do CA Mazarefes.
Ao fim da primeira jornada, os clubes que vão melhor classificados são o Juventude Ilha Verde (107,5 pontos), nos masculinos, e a AA Bela Vista (95 pontos), nos femininos.
Nos femininos, a AA Bela Vista está na frente
Matilde Angélico foi quem ouviu os primeiros aplausos de vitória, nos 3000 metros marcha, e, logo depois, Palmira Martins, do Olímpico Vianense, no salto em comprimento, com a marca 5,29 metros.
Na disciplina de Peso, foi a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez quem levou a melhor, a cargo de Celina Peneda, depois de fazer 10,77 metros. A atleta também brilhou no salto em altura, depois de vencer com a marca 1,70 metros.
Em velocidade, nos 60 metros, a atleta do Vitória SC Mariana Marques foi a única com marcas dentro dos 7 segundos, terminando em primeiro lugar com 7,96. Nos 1500 metros, Lara Roque fez 4:40,50 minutos e terminou no lugar mais alto da tabela. Por fim, a última prova do dia, os 400 metros, que culminou com a conquista do maior número de pontos para o Vitória SC, depois de Isabel Serras cumprir em 57,97 segundos.
Depois da AA Bela Vista (95 pontos), seguem-se o CA Mazarefes (86 pontos) e o Olímpico Vianense (84 pontos) no topo da classificação, quando ainda faltam realizar seis provas.
Juventude Ilha Verde e Papa Léguas de Famalicão lideram nos masculinos
Quem se saiu melhor na primeira jornada em masculinos foi o Juventude Ilha Verde, com 107,5 pontos, seguido do Papa Léguas de Famalicão (106 pontos). A luta pela subida ainda não está nem perto de estar decidida.
Na luta pela subida, os primeiros a entrar em cena partiram às 10:15 horas, no salto com vara, onde o Papa Léguas de Famalicão, a cargo de José Ribeiro (4,05m), venceu depois de uma luta muito renhida com o Clube Desportivo Areias de S. João. Ainda assim, mesmo tendo começado pouco depois, os primeiros resultados surgiram depois dos 5000 metros marcha, com a vitória esclarecedora da Juventude Ilha Verde, com Celestino Pacheco em destaque (22:12,18 minutos).
Nos 60 metros, Francisco Fernandes, do Papa Léguas de Famalicão, alcançou a maior pontuação através dos 7,06 segundos que realizou. Nos 1500 metros, Lourenço Rodrigues, da Juventude Ilha Verde, destacou-se pelos 4:01,52 segundos.
As últimas provas desta jornada foram o salto em comprimento, onde Francisco Fernandes fez questão de mostrar que a idade é só um número (15 anos) e saltou até aos 7,06 metros, deixando 22 pontos para o Papa Léguas de Famalicão. Por fim, os 400 metros foram decididos ao detalhe, com Flávio Silva, do CA Mazarefes, a vencer com 50,43 segundos.



