O Centro de Alto Rendimento do Jamor recebeu este sábado a primeira de duas jornadas dos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos. A competição, que reúne os melhores especialistas nacionais, termina amanhã com a atribuição dos restantes títulos em disputa.
A jornada inaugural ficou marcada por marcas de relevo e pelo domínio dos favoritos nos escalões absolutos. Entre os sub-20, a competitividade foi a nota dominante, com vários atletas a confirmarem o seu potencial no lançamento do martelo, disco e dardo. O evento prossegue este domingo, dia 22, com as provas de sub-18 e a conclusão do programa de seniores.
Lançamento do Martelo
Na disciplina do martelo, a última a ficar concluída, os campeões são Catarina Flor (Sporting – 51,61 metros) e Décio Andrade (Benfica – 68,96 metros).
Nos sub-20, Clara Teixeira, da Associação Jardim da Serra, sagrou-se campeã nacional com um lançamento de 46,39 metros. No setor masculino do mesmo escalão, a vitória sorriu a Nikita Miroshnyk, da Juventude Vidigalense, que enviou o engenho a 56,39 metros de distância.
Lançamento do disco
Liliana Cá foi uma das grandes figuras do dia ao vencer a prova de Seniores com a marca de 61,88 metros, reforçando o seu estatuto de referência no lançamento do disco. Nota para Irina Rodrigues que deixou uma grande marca (58,01 metros) e ficou com a medalha de prata. Nos masculinos, Emanuel Sousa, ao serviço do Benfica, garantiu o título nacional com um lançamento de 58,23 metros.
No escalão Sub-20, Rafaela Lacerda (Ciaia) subiu ao lugar mais alto do pódio com 42,11 metros. Já Miguel Nóbrega, em representação do GD Estreito, dominou a competição masculina com uma marca de 44,60 metros.
Lançamento do dardo
No lançamento do dardo, Leandro Ramos (Benfica) confirmou o seu favoritismo ao vencer com 76,81 metros. Destaque para o restante pódio, com Ilírio Nazaré, que está a viver um excelente momento de forma ao apresentar-se no concurso inteiro acima dos 70 metros e terminando com a prata, e João Fernandes, atleta Sub-23 do Sporting, que terminou com o bronze depois de atingir a marca dos 66,59 metros. No setor feminino, a prova absoluta será disputada apenas amanhã, domingo, sendo a única prova que não é dos Sub-18 a realizar-se no segundo dia.
Entre os sub-20, Margarida António deu o título ao Sporting com um lançamento de 37,08 metros. Nos masculinos, Simão Duarte, da Associação Grão Vasco, foi o grande vencedor, demonstrando uma excelente consistência técnica na conquista do ouro nacional.