A seleção portuguesa iniciou a sua participação no Campeonato da Europa VIRTUS 2026, disputado no Zawisza Stadium, em Bydgoszcz, na Polónia, com duas medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
No primeiro dia de provas, Portugal somou sete medalhas, confirmando a boa forma da equipa nacional logo à entrada desta competição, integrada nos VIRTUS European Summer Games 2026.
Duplo ouro para abrir a competição
Portugal arrancou a contagem de medalhas com dois títulos europeus. Sandro Baessa, recordista nacional dos 1.500 metros e medalhado nos últimos Jogos Paralímpicos, em Paris, conquistou o ouro nos 400 metros barreiras, com o tempo de 63.73 segundos.
Na área de saltos, Ana Filipe, especialista em salto em comprimento, também foi ouro, com uma marca de 5,38 metros.
Quatro medalhas de prata
A equipa nacional somou ainda quatro medalhas de prata. Tiago Ramos foi o segundo colocado no salto em comprimento, com 6,51 metros, e Tatiana Couto foi também prata no salto em comprimento, com a marca de 5,17 metros.
Carina Paim, recordista nacional dos 400 metros, subiu ao pódio com o tempo de 61.57 segundos, e Sandro Baessa somou a sua segunda medalha do dia, desta vez prata nos 1.500 metros, com o tempo de 4:00.50 minutos.
Bronze na marcha
Afonso Roll completou o conjunto de medalhas do dia com um bronze nos 5.000 metros marcha.
Outros resultados de destaque
Para além dos lugares do pódio, vários atletas portugueses tiveram participações a assinalar. Luís Pimentel terminou em sétimo lugar nos 10.000 metros, Leonardo Silva foi nono no lançamento do peso e Lenine Cunha, detentor do recorde nacional de salto em comprimento, ficou em quinto lugar nessa disciplina. Carla Mendes foi quarta e Mariana Silva sexta, ambas no lançamento do peso, enquanto Josiana Pereira terminou em oitavo nos 400 metros e Cristiano Pereira em quarto nos 1.500 metros.
De destacar ainda a passagem de Leandro Freitas à final dos 400 metros, com o oitavo melhor tempo entre os apurados.
O dia ficou também marcado pelo arranque do heptatlo, com Lenine Cunha a terminar a primeira jornada da prova combinada na liderança da classificação.