The Daily Mile em 109 escolas portuguesas

Notícias Notícias Infantojuvenil

25 Out, 2021
The Daily Mile

A iniciativa global The Daily Mile – implementada em Portugal pela Federação Portuguesa de Atletismo e que é recomendada pelo Ministério da Educação – já faz parte da rotina de 109 escolas nacionais. O conceito é simples: três vezes por semana, durante o tempo letivo, professores e alunos saem para correr ou caminhar durante 15 minutos, sem necessidade de equipamento ou outros materiais. Faça chuva ou faça sol, o importante é correr ou caminhar sem parar, por isso, é preciso aprender a controlar o ritmo, porque não importa quem é o mais rápido, mas sim contribuir para que todos terminem o desafio.

Esta iniciativa pioneira a nível internacional criada na Escócia, em 2012, tem objetivos bem definidos: promover o bem-estar social, emocional e mental das crianças, bem como a sua saúde e aptidão física, independentemente da sua condição pessoal. Estes estão a ser alcançados, havendo já estudos que corroboram o impacto positivo da iniciativa no bem-estar das crianças, que, observam os professores, estão mais concentradas e focadas durante os estudos.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, é o principal entusiasta deste projeto no nosso país, uma vez que vai ao encontro dos fundamentos que sempre defendeu para a modalidade e para a vida. Satisfeito com a adesão que a mesma está a ter no nosso país – 109 escolas em dois anos –, mesmo em tempo de pandemia, o presidente da FPA não tem dúvidas de que “vamos ter crianças mais ativas, mais sociáveis e mais concentradas”.

10 benefícios a custo zero

Estudos científicos identificam, pelo menos, 10 fatores de sucesso desta metodologia The Daily Mile:

1. Aumenta a forma física, a resistência e a energia das crianças;

2. Reduz o sedentarismo, a obesidade e melhora a composição corporal – densidade óssea, força muscular e saúde cardiovascular, podendo ser positiva para crianças com diabetes e asma;

3. Desenvolve habilidades motoras finas e grossas das crianças, que melhoram o equilíbrio e ajudam a reduzir a dispraxia, enquanto se divertem ao ar livre com os seus amigos, com uma sensação de liberdade;

4. Promove a consciência e responsabilidade das crianças sobre a sua própria saúde;

5. É 100% inclusiva, já que todas as crianças podem participar, mesmo aquelas com necessidades especiais ou complexas;

6. Promove a redução de sentimentos de ansiedade e stresse, tornando as crianças mais felizes e motivadas, ajudando a que desenvolvam a capacidade de resistência e auto-motivação;

7. Melhora a confiança e a autoestima, não havendo a sensação de fracasso – todos triunfam nesta atividade, porque que não se trata de uma competição;

8. As crianças ficam mais calmas, o que leva a um melhor comportamento na sala de aula, mas também em casa, havendo relatos de pais que notaram que os filhos comem e dormem melhor;

9. Sendo uma atividade social, permite a construção de relacionamentos interpessoais e reduz o isolamento;

10. Não é necessário equipamento especial, dinheiro ou transporte para participar, o que torna esta atividade simples, ajudando simultaneamente a reduzir a desigualdade na saúde entre crianças de diferentes contextos sociais;

A adesão das escolas ao The Daily Mile é rápida e simples, podendo o processo ser iniciado no site oficial da iniciativa: www.thedailymile.pt.

Partilhar