Nacionais de Clubes de Pista Coberta: Eirense e Benfica de Faro renovam título de campões da II Divisão

Notícias

20 Fev, 2022
100A5058

O Grupo Recreativo Eirense foi mais forte do que o líder da primeira jornada, o Grupo De Atletismo de Fátima, renovando o título de campeão da II Divisão em igualdade de pontos – 72 – com o vice-campeão. O Oliveira do Douro conseguiu segurar a terceira posição conquistada na jornada de ontem, terminando com 71 pontos. O título coletivo masculino não fugiu ao líder Casa do Benfica de Faro, que se sagrou campeão da II Divisão com 85 pontos, renovando assim os títulos de 2019 e 2020. O Maia manteve a segunda posição que trazia da jornada de ontem. Já a ADRAP conseguiu subir ao último lugar disponível no pódio, deixando de fora o Belenenses, que iniciou a jornada de hoje em terceiro.

Do lado feminino, foi preciso chegar ao final da segunda jornada, à prova de 4×400 metros, para que tudo se decidisse. À partida as estafetas alinharam com o Fátima a liderar com 64 pontos, o Atlético Clube da Póvoa de Varzim em segundo, com 62 pontos, o Oliveira do Douro, em terceiro, com 60 pontos, e o Grupo Recreativo Eirense, em quarto, com 58 pontos. O Eirense acabou por conseguir dominar a prova, vencendo-a em 4m3,41s, a terceira melhor nacional do ano, passando da quarta posição da classificação coletiva para se sagrar campeão da II Divisão, em igualdade de pontos com o Fátima – ambos com 72 pontos, mas o Eirense com três vitórias contra duas do Fátima – que foi segundo na estafeta, à frente do Oliveira do Douro, que, com 71 pontos, terminou na terceira posição, apenas com meio ponto de diferença para o quarto classificado da classificação coletiva, o Atlético da Póvoa.

Já do lado masculino, a Casa do Benfica de Faro já chegou à última prova com o título de equipa campeã da II Divisão, com mais de 10 pontos de avanço sobre o segundo classificado. Com a ADRAP (3.º antes da estafeta) e a Senhora do Desterro (4.º antes da estafeta) a competirem na segunda série, na primeira, teoricamente mais rápida, a luta pelos terceiro e quarto lugares do pódio coletivo seria entre o Maia, o Belenenses e o Sobral do Ceira. A Casa do Benfica de Faro não deixou escapar a vitória na estafeta de 4×400 metros e, em 3m22,79s, sedimentou a vantagem no primeiro lugar destes campeonatos. No entanto, a estafeta da ADRAP conseguiu ser mais rápida do que a do Belenenses, terminando em terceiro lugar, a seguir ao Maia, os 4×400 metros, garantindo a terceira posição no pódio coletivo, deixando o Belenenses de fora.

Os resultados completos estão disponíveis aqui: 2ª Divisão – Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Coberta (fpacompeticoes.pt).

Partilhar