Concentração virtual de jovens lançadores

Atualidade

22 Out, 2020
Campeonatos Portugal Sub 18-76

Foto: Luís Barreto / FPA

O departamento técnico da Federação Portuguesa de Atletismo inova nas concentrações de atletas, com os lançamentos a darem o primeiro passo ao realizar, de 30 de outubro a 1 de novembro, a primeira “Concentração Virtual do Setor de Lançamentos”.

As concentrações presenciais, como existiam no passado, neste contexto em que nos apresentamos, não podem ser realizadas, pelo que, “para manter contacto e a motivação dos melhores lançadores e técnicos, o setor de lançamentos teve de se reinventar. Será, também, uma oportunidade para envolver as famílias nalgumas sessões e aproximar as mesmas da modalidade”, resume Paulo Reis, o Técnico Nacional de Lançamentos.

Esta concentração envolve muito trabalho prévio, como a filmagem de vários exercícios de musculação, técnicas de lançamento e respostas a inquéritos, na semana anterior ao estágio, por forma a que possa ser avaliado a forma como o treino está a decorrer e que possibilidade debate e melhorias.

Do programa faz parte uma comunicação de experiência da recordista nacional do lançamento do dardo, Sílvia Cruz; uma comunicação, por Ricardo Paulino, sobre a prevenção de lesões e cuidados a ter na recuperação; a comunicação sobre cuidados a ter na alimentação dos jovens atletas, pela nutricionista Mónica Sousa (esta comunicação é aberta aos pais, atletas e treinadores); e a avaliação de várias áreas, como musculação (por Nuno Ribeiro), técnica (Raimundo Fernandez) e biomecânica (Paulo Oliveira).

Partilhar