Inês Henriques e Rui Coelho campeões em marcha atlética

FPA Geral Notícias

16 Jan, 2022
20220116094139_100A1861-01

Rui Coelho foi o melhor nos 35 km, sucedendo a João Vieira (campeão nas seis edições anteriores), com Inês Henriques ao mais alto nível, triunfando em femininos, mas apenas tendo perdido para o beirão – foi segunda na geral!

O forte vento e o frio sentido em grande parte da manhã obstaram a que fossem conseguidos melhores resultados.

Em femininos, estavam presentes as duas atletas que somavam dois títulos nacionais na distância, Vitória Oliveira e Inês Henriques, com esta a mostrar-se em grande forma, triunfando categoricamente em 2h57m27s (apenas perdeu com o campeão masculino, Rui Coelho), confirmando toda a sua classe internacional, mas aquém um pouco do que conseguiu há uns meses (2.55.27).

“Não fiquei satisfeita. Em novembro fiz melhor, apesar de agora me sentir mais em forma. Mas, atendendo às circunstâncias, de muito vento, percebemos que seria dia difícil. Comecei com cautela, mas a partir dos 25 km sentia cada vez mais o vento, com mais força. A partir daí só interessou lutar pelo título. De alguma forma fica um treino longo e o objetivo passa pelo Campeonato do Mundo por Equipas e aí conseguir uma marca bem melhor que esta, na casa das 2.52 – 2.53, para depois poder atacar o mundial e o europeu. Foi pena as condições estarem difíceis, pensei que seria melhor na segunda parte da prova, mas não deu”.

Na segunda posição ficou a bracarense Vitória Oliveira, que terminou em 3:03.38, um recorde pessoal da atleta, o mesmo sucedendo com Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), que baixou das 3h20 (3:19.47).

Andreia Lourenço, do Clube Pedro Pessoa, sagrou-se campeã sub-23, cortando a meta com o tempo de 4h13m37s.

Primeiro triunfo de Rui Coelho

Favorito ao triunfo, Rui Coelho, agora no Benfica, confirmou plenamente esse estatuto e cortou a meta em primeiro lugar com a marca de 2h44m57s, bem aquém do seu recorde nacional obtido há escassos meses. Depois de seis triunfos consecutivos de João Vieira, foi a vez de Rui Coelho.

Contudo, o objetivo do beirão era de conseguir uma segunda marca que lhe permitisse manter uma boa posição nos World Rankings para poder ser apurado para os Campeonatos Mundiais e Europeus. “Consegui esse objetivo e agora é treinar para poder chegar a essas competições muito importantes”. A “lutar contra o relógio”, Rui Coelho fez o seu trabalho e conseguiu o título almejado e aguarda pelo decorrer da época, especialmente no Campeonato do Mundo de Marcha por Equipas, “onde tentarei alcançar uma marca que supere o meu recorde pessoal”.

O pódio ficou fechado com as presenças de Manuel Maques (J. Serra), que foi segundo com o tempo de 3:03.36, longe do recorde pessoal, e o terceiro foi Amaro Teixeira, C. Benfica de Faro, com 3:09.59.

Melhor que eles, o húngaro David Tokodi que cortou a meta em 2:57.53.

Rodrigo Araújo e Isa Ferreira vencem em sub18

Em sub18 masculinos (10 km) triunfo de Rodrigo Araújo, do Amigos da Montanha, com a marca de 51.23 minutos, quase três minutos menos que o segundo classificado, Bruno Coelho, do CA Seia (54.19), enquanto o terceiro lugar do pódio foi ocupado por Eduardo Camarate, do Juventude Vidigalense (54.37).

O vencedor, estudante no 10º ano, na área de ciências, pratica atletismo há cinco anos e “a marcha há cerca de três anos, começando por experimentar”. Contente com o título nacional, quer manter-se com os pés no chão, não se deslumbrando com o título. “A ideia é sempre fazer melhor em cada competição”.

Em femininos (5 km), triunfo de Isa Ferreira, do GD Pedreiras, que cortou a meta em 26.25 minutos, uma vez que a atleta que cortou a meta em primeiro lugar (Carolina Dias) viria a ser desclassificada. Ao pódio subiram ainda Matilde Sousa, do Sporting, com 27.22 minutos e Inês Belbute (ACDRA), com 29.42 minutos.

Houve ainda lugar para provas extra e para o Campeonato Nacional de Veteranos (20 km), com todos os resultados disponíveis na página (https://www.recordepessoal.pt/resultados) e no portal FPACompetições (https://fpacompeticoes.pt/858/competicao).

Partilhar