Apresentados hoje os campeonatos de corta-mato curto

FPA Geral Notícias

9 Mar, 2022
guimaraes

Guimarães acolhe a realização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, distância curta, no dia 19 de março, competição que hoje conheceu honras de apresentação nos Paços do Concelho.

Representante da entidade anfitriã da competição, o Município de Guimarães, o senhor Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, referiu que, “no ano em que se celebram os 20 anos da pista de atletismo Gémeos Castro, a realização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato transforma-se em mais um excelente momento para, de novo, trazer a modalidade para Guimarães”, berço de vários dos melhores atletas nacionais de meio-fundo.

Para o presidente da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco, “o regresso dos Nacionais de corta-mato ao nosso distrito e à nossa associação são marcantes para o desenvolvimento do trabalho em que nos temos empenhado para valorizar o atletismo da região, que ao longos dos ambos forneceu nomes importantes para a história da modalidade”.

Já para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o ponto fulcral é “assumir a importância que o corta-mato tem como base da modalidade no treino anual dos nossos meio-fundistas. Contudo, ao longo dos tempos, o corta-mato tornou-se uma das variantes de sucesso da nossa modalidade, com a obtenção de títulos mundiais e coletivos, inclusive na variante de distância curta, que aqui estamos a promover”.

Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, na sua distância curta, já conheceram 21 edições (em 2021, devido à pandemia, não se realizou) e já visitaram o distrito de Braga em duas ocasiões, uma delas (2012) precisamente em Guimarães.

As equipas do Sporting (em masculinos) e Sporting de Braga (em femininos) são as mais tituladas da competição, com oito triunfos, seguidas pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), ambos com sete títulos.

Individualmente, a grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais, em masculinos, e Anália Rosa, com 5 títulos femininos.

Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019, e para a jovem bracarense Mariana Machado, vencedora das três últimas edições.

A prova terá lugar no dia 19 de março, a partir das 14.25 horas, num circuito desenhado no Parque do Lazer da Cidade Desportiva.

Página oficial dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato: https://fpatletismo.pt/geral/2022/02/campeonatos-nacionais-de-corta-mato-curto-2/

Partilhar