Campeonatos de Esperanças em Pombal

FPA Geral Notícias

4 Mar, 2022
Site_CN Esperanças PC Pombal 2022

A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Pombal, realiza este fim-de-semana (5 e 6 de março) os Campeonatos Nacionais de Esperanças (atletas Sub-23), no Expocentro, em Pombal.

Esta edição da competição, a 19.ª, reedita o formato normal de competição, em dois dias e no mesmo local, depois de, no ano transato, ter sido disputado em quatro locais diferentes no mesmo fim-de-semana.

Em termos coletivos, as formações do Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal voltam a assumir favoritismo, com as águias, em masculinos, a tentarem reconquistar o título perdido no ano passado precisamente para os leões, que impediram assim o 17º triunfo consecutivo dos adversários. Em femininos, o Sporting inicia a competição com o objetivo de obter o quinto título consecutivo, depois de, em 2021, ter vencido com 1,5 pontos mais que as águias.

Em termos individuais, perspetivam-se vários duelos em todas as áreas, registando-se a presença de vários atletas a defenderem os títulos conquistados no ano passado. Em femininos, nos 400 metros, Juliana Guerreiro (Sporting) foi a vencedora, mas esta época surgiu a atleta Bárbara Medeiros (Salgueiros) que é uma adversária de respeito; o mesmo acontecendo nos 800 metros, em que Camila Gomes (Benfica) foi a vencedoras mas este ano Margarida Silva (Jardim da Serra) tem-se apresentado forte (e ainda tem a sportinguista Rita Figueiredo); no salto em altura, Milena Lucena (Estreito), campeã em 2021, tem Marta Araújo (Oliveira do Douro) muito perto; e no salto com vara, a vencedora de 2021, Leonor Suzano (SC Braga) tem estado aquém da júnior Sara Pereira (Jardim da Serra). Incontestada no peso está a sportinguista Débora Quaresma, cuja principal adversária, Ivanilda Lopes, está um pouco longe.

No que concerne às provas masculinos, são nove os atletas que defendem títulos. Entre os que têm dominado a época temos Gerson Baldé (Benfica), no salto em altura; Tomás Diniz (Sporting), no triplo-salto; Edgar Campré (Benfica), nos 60 metros barreiras. Com adversários à sua altura estão os anteriores campeões João Pedro Buaró (Estreito), no salto com vara, que defrontará Carlos Pitra (Sporting); Ruben Santos (SC Braga), que nos 5 000 metros marcha enfrentará o júnior Pedro Dias (CO Pechão); Ricardo Varela (Sporting), no peso, viu Tomás Rodrigues (J. Vidigalense) aproximar-se bastante; Miguel Moreira (SC Braga), nos 1500 metros, parece estar “seguro”, mas há atletas que numa corrida tática o podem surpreender; enquanto nos 3000 metros, Ruben Amaral (Sporting), recentemente campeão de Portugal, terá de novo a oposição do benfiquista Etson Barros. Quando a André Rangel (Benfica), campeão de salto em comprimento em 2021, apenas fez competição em janeiro, com André Pimenta e Eduardo Oliveira (J. Vidigalense) a posicionarem-se para triunfar, sem esquecer o facto de Gerson Baldé (Benfica) ter surgido nos Campeonatos de Portugal a subir ao pódio em terceiro lugar.

Estes Campeonatos Nacionais têm transmissão em streaming nas páginas oficiais de Youtube e Facebook da FPA, com os resultados em direto (e lista de inscritos) a serem publicados no portal FPA Competições.

O regulamento e programa-horário (no sábado as provas começam às 15 horas, no domingo às 9.30 horas) podem ser consultados na página oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

Partilhar