Ouro para Auriol Dongmo na Taça da Europa de Lançamentos

FPA Geral Notícias

12 Mar, 2022
Auriol_Dongmo_Leiria_2022

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou hoje a medalha de ouro na Taça da Europa de Lançamentos, que se está a realizar em Leiria, nas instalações dos Estádio Municipal de Leiria e no Centro Nacional de Lançamentos, fica marcada pelas más condições atmosféricas (vento e chuva).

A recordista portuguesa, líder mundial do ano, foi a única a superar os 19 metros na competição que venceu com a marca de 19,68 metros, num concurso em que superou mais três vezes essa marca (parciais: nulo – 19,17 m – 19,11 – 19,68 – nulo – 19,53). De forma impressionante, Auriol Dongmo derrotou a campeã europeia Sub-23 de 2021, a neerlandesa Jessica Schilder (18,89) e voltou a impor-se à vice-campeão europeia em pista coberta em 2021, a sueca Fanny Roos (18,64).

Cumpriu assim o seu primeiro objetivo para esta taça que era a de vencer a competição. Depois do Europeu em pista coberta de 2021, esta é a segunda medalha de ouro de Auriol Dongmo, que se apresentará como uma das favoritas nos Mundiais em pista coberta de Belgrado 2022.

Após a cerimónia da medalha, Auriol disse estar “muito feliz por vencer na cidade e no local onde trabalho diariamente. Estou mesmo muito satisfeita pelo que consegui, pois, ao verificar que tínhamos muita chuva estava com receio de não chegar ao meu objetivo”, referiu a atleta que não se lembra de ter competido nestas condições, “já fiz muitas provas, mas nunca apanhei assim tanta chuva”.

“Competir assim, nestas condições, temos de ter muito cuidado e ter apoios muito fortes, pois é fácil escorregar no círculo. Sobre a minha marca acho que é espetacular atendendo a estas condições”, concluiu a atleta, a única a lançar acima de 19 metros.

Na mesma prova, destaque para a estreia de Jessica Inchude com um sexto lugar na geral dos dois grupos, com a marca de 17,02, impondo-se mesmo à húngara Anita Marton (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 e campeã mundial de pista coberta em 2018) que venceu o grupo B com a marca de 16,57 metros.

Ainda na primeira jornada, mas durante a manhã, destaque para o discóbolo Emanuel Sousa, que foi segundo no grupo B do lançamento do disco, com a marca de 55,87 metros, perdendo apenas com o esloveno Tadej Hribar, que lançou a 56,36 metros. Outro português em ação, Edujose Lima, foi 9º classificado no grupo com a marca de 51,33 metros.

Antes, numa das primeiras provas, o atleta de Leiria, Ruben Antunes, alcançou o quarto lugar no lançamento do martelo, ao obter a marca de 69,62 metros no último ensaio. O vencedor do grupo foi o finlandês Henri Liipola com 72,92 metros.

A fechar a manhã e a iniciar a tarde, o grupo B do lançamento do dardo incluía a presença de Cláudia Ferreira que terminou na terceira posição com a marca de 52,07 metros. A vencedora foi a norueguesa Sigrid Borge com um lançamento de 53,75 metros.

No escalão Sub-23, no lançamento do peso, Débora Quaresma terminou em segundo lugar no Grupo B de competição, com a marca de 14,80 metros, muito próximo do seu recorde pessoal (14,90 m) obtido este ano em pista coberta. A atleta apenas foi superada no seu grupo pela belga Elena Defrére, que lançou a 15,65 m (recorde pessoal).

A competição continua amanhã (domingo, dia 13 de março), com mais presenças portuguesas, destacando-se as duas medalhadas no ano passado no lançamento do disco, Liliana Cá e Irina Rodrigues, primeira e segunda, respetivamente, também o medalhado de prata de 2021 no lançamento do peso, Francisco Belo, com Tsanko Arnaudov na mesma prova, e ainda o recordista nacional do lançamento do dardo, Leandro Ramos, também favorito a uma medalha em Sub-23. Ivanilda Lopes (disco) e Mariana Pestana (martelo) participam em Sub-23.

As provas são transmitidas em direto (streaming) e os resultados em direto são colocados aqui.

Fotos: Rui Vieira e Rafael Lopes

Partilhar