Taça da Europa de Lançamentos anima Leiria

FPA Geral Notícias

11 Mar, 2022
Leiria_TEL_2022

O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e o Centro Nacional de Lançamentos são os dois locais que acolhem as provas da Taça da Europa de Lançamentos, competição da European Ahtletics que se realiza este fim-de-semana em Leiria.

O Município de Leiria, em cerimónia liderada pelo senhor vereador Carlos Palheiro, recebeu oficialmente o comité organizador local (LOC), representando por Tânia Vieira, o representante da European Athletics, o espanhol Raul Chapado (também presidente da Real Federação Espanhola de Atletismo), Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e António Reis, presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

Antes, decorreu a habitual conferência de imprensa da organização, com a presença dos representantes da European Athletics, FPA, município de Leiria e LOC, destacando-se a importância da realização da prova em Leiria, “com excelentes condições para a prática da modalidade”, como referiu o senhor vereador Carlos Palheiros, aproveitando Raul Chapado para realçar que é apenas pela perseverança “que é possível realizar estas competições ainda em período pandémico”, realçando ainda, também com o aval de Jorge Vieira, o atletismo “expressa forte apoio e solidariedade aos atletas da Ucrânia nestes tempos sem precedentes”. E, “a EA acredita no espírito do desporto, que une as nações de forma pacífica, e condena veementemente todos os atos de violência”.

Na primeira ronda de atletas, a presença do campeão olímpico do lançamento do disco, o sueco Daniel Stahl, que pretende “dar um bom “show” de lançamentos longos” numa competição em que está empenhado, embora não possa prometer que consiga aqui um dos seus dois objetivos “bater o recorde mundial e ser campeão mundial”.

Outro medalhado olímpico, Eivind Henrikssen, da Noruega, vice-campeão no martelo, já esteve em Leiria em 2018, onde venceu o grupo B (os atletas com marcas pessoais inferiores às do grupo A), e agora pretende “lutar para vencer a competição”, assim as condições meteorológicas o permitam.

Na segunda ronda da conferência, o técnico nacional Paulo Reis, referindo que “Portugal conseguiu o seu melhor resultado de sempre na 20ª edição da prova, em Split (2021), e que pretendemos estar aqui ao nosso melhor nível para podermos estar nesse patamar da conquista de medalhas”.

Paulo Reis também é treinador de Auriol Dongmo, recordista de Portugal de lançamento do peso, e deixou no ar que a atleta está num bom momento de forma, “melhor do que no ano passado”, e a atleta, depois de ter lançado a 19,90 metros, admite “sonhar com um lançamento bem longo. Se será acima dos 20 metros? Não sei, o meu treinador diz que eu tenho de sonhar é em alcançar os 21 metros!”.

Quanto a Irina Rodrigues, atleta leiriense, com várias presenças e medalhas na competição, quer em sub-23, quer em absolutos (foi segunda em 2021, atrás de outra portuguesa, Liliana Cá), sendo madrinha da prova encara a presença nesta competição com muita responsabilidade “e a mesma alegria e determinação da primeira presença, em 2008”.

Já aqui referimos que Portugal, que participou em todas as 20 edições da Taça, conseguiu o seu melhor resultado de sempre em 2021 (Split) com quatro medalhas: Ouro e Prata no disco feminino, por intermédio de Liliana Cá e Irina Rodrigues, respetivamente; Prata no lançamento do peso masculino, por Francisco Belo; e bronze no lançamento do martelo Sub-23, por intermédio de Ruben Antunes.

Todos eles participarão na competição deste ano como poderemos ver no resumo histórico e da equipa.

Todas as informações sobre a prova e resultados em direto estão na página oficial da European Athletics, sendo que a prova será transmitida em direto numa plataforma de streaming bem como no Facebook da European Athletics.

Fotos FPA e Juventude Vidigalense

Partilhar