Diário de Oregon’22 – Mariana Machado e a marca agulha

FPA Geral Notícias Oregon'22

20 Jul, 2022
Mariana_Machado_arquivo

Eugene (EUA), 18 de julho – Mariana Machado é uma das atletas mais jovens e é também o símbolo do regresso do setor do meio-fundo feminino aos Campeonatos Mundiais de Atletismo, cuja edição de 2021 está a decorrer em Oregon.

A bracarense confessou que esta presença nos Mundiais não estava nos seus planos. “Não estava de todo, comecei a época a pensar nos europeus, mas como a marca que fiz aos 5 000 metros acabou por proporcionar uma abertura na minha presença, alterámos todo o planeamento da época, que estava mais apontada para fazer mais provas de 1 500 metros. Como essa marca deu boas indicações, ‘mudámos a agulha’. Fiz depois uma corrida de 3 000 metros e nos campeonatos de Portugal apostei nos 5 000 metros, para conseguir as marcas necessárias para entrar no lote das apuradas pelo World Ranking. Mas repito, não era de todo o meu objetivo”, confessou a atleta.

Aqui chegada, Mariana Machado considera que, “tendo em conta que é o meu primeiro mundial como sénior, quero aproveitar a experiência porque acho que nós precisamos entrar sempre nestes palcos, perceber como tudo é para um dia mais tarde poder lutar por outros lugares e objetivos mais altos”, e continua: “O Objetivo é aproveitar para adquirir o máximo de conhecimentos, o máximo de experiência, ter a oportunidade de correr com as melhores do mundo, para, quem sabe, daqui por um ou três anos estar a lutar pelos melhores lugares, ser finalista, estar nas oito primeiros. É assim que vou encarar”.

Sobre esta “subida” na distância, Mariana afirma que não vai “mudar o rumo da carreira. Tenho ideias muito definidas, assim como a minha treinadora, preciso ser uma grande atleta de 1 500 metros para poder ser uma grande atleta de 5 000 metros. Este ano acabei por não ter essa oportunidade, mas o meu objetivo é apostar bastante nos 1500 metros, pois pelas minhas capacidades aeróbias sei que serei uma boa atleta de 5 000 metros. E sim, será em 5 000 metros que irei apostar para Paris’2024”, concluiu.

A portuguesa entra em ação amanhã (20 de julho) às 16h51 (00h51 de 21 de julho), na segunda das meias-finais dos 5 000 metros.

Mais tarde, às 18h30 (02h30 de 21 de julho), é chegado o grande momento da final do lançamento do disco feminino, com a presença de Liliana Cá. A finalista olímpica em Tóquio, no ano passado, tem a ambição de se manter entre a elite mundial nesta pista de Eugene, a mesma, a par da temperatura, que a deixou “mole”, mas na qual conseguiu o apuramento para a final, onde, segundo afirmou, tudo é possível.

15 minutos depois é hora da presença de Cátia Azevedo na primeira das meias finais, em que são apuradas as duas primeiras e as duas mais rápidas seguintes. Para a recordista nacional é já uma das suas melhores presenças em grandes competições. Aguardamos para ver se a nossa compatriota tem guardado o seu melhor para esta oportunidade.

As provas têm transmissão da RTP2 e RTP Play e podem acompanhar-se os resultados na página oficial da World Athletics.

Partilhar