Campeonatos Europeus Munique’22

FPA Geral Munique'22 Notícias

12 Ago, 2022
IMG_20220812_133834-01

Portugal volta a competir em campeonatos europeus! Depois de a pandemia ter levado ao reagendamento de diversas competições internacionais e ao cancelamento dos Europeus previstos para Paris (2020), eis que os atletas do Velho Continente voltam a medir forças entre si.

Resumidamente, foi um interregno de quatro anos, tal como sucedia antes de se ter estabelecido a periodicidade de dois em dois anos. Curiosamente, a prova volta à Alemanha. Depois do êxito para a modalidade que foi a edição de Berlim’2018, os germânicos voltam a receber os Europeus, integrando-os nos Campeonatos Multidesportos.

Para a esmagadora maioria dos atletas europeus, este ano de 2022 levou os índices de desempenho a um patamar de enorme exigência, com várias competições a realizarem-se no espaço de pouco mais de dois meses (Ibero-Americanos, Jogos do Mediterrâneo, Campeonatos Mundiais e agora os Campeonatos Europeus).

Face aos novos metidos de elegibilidade de atletas, desde as marcas de qualificação aos convites pela posição nos World Rankings, são 44 os portugueses selecionados para representar Portugal nas diferentes disciplinas do atletismo.

Entre eles, claro, destacamos o recém campeão mundial (e campeão olímpico) Pedro Pichardo, um dos candidatos ao pódio e ao triunfo europeu no triplo-salto, disciplina em que Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica, também é candidata ao pódio.

Claro que, nesta linha de candidaturas, Portugal apresenta mais duas, nos lançamentos femininos: no peso, Auriol Dongmo, quinta em Eugene, campeã mundial de pista coberta, tem todas as aspirações intactas; no disco, Liliana Cá já provou – se dúvidas houvesse – que está entre a elite mundial e isso poderá significar uma candidatura às medalhas.

Depois, é um facto, Portugal é sempre candidato a uma boa prestação, pois desde 1982 (já lá vão 40 anos!), quando Rosa Mota surpreendeu o Mundo ao conquistar o primeiro título oficial internacional de maratona, os nossos compatriotas já conquistaram 36 medalhas e alcançaram 95 lugares de finalistas.

Acompanharemos aqui a nossa seleção, os nossos eleitos, os que vão representar o nosso país, a par e passo, bem como nas nossas redes sociais. Diariamente deixaremos aqui os seus pensamentos, as suas sensações após as provas.

Aqui deixamos já um resumo histórico dos feitos dos portugueses (em colaboração com a página Estatísticas do Atletismo Português, de Arons de Carvalho), a composição da equipa, cuja maioria já viaja hoje para Munique, e um resumo dos dias de competição.

Os portugueses em Munique’22

Partilhar