Corrida Montepio FPA já na estrada

FPA Geral Notícias

4 Nov, 2022
corrida_montepio

No âmbito do Running Summit, a Corrida Montepio / FPA vai já para a estrada neste sábado, dia 5 de novembro, dia em que a Federação Portuguesa de Atletismo comemora os 101 anos de existência.

Com cerca de mil participantes, esta iniciativa conheceu ontem um ponto de encontro, no anfiteatro da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), onde pontificou a campeã olímpica Fernanda Ribeiro.

Luis Bettencourt Sardinha, Presidente da FMH, recebeu os convidados realçando os 82 anos “desta escola de formação”, fez notar a sua precoce ligação à modalidade, quando ajudou aos treinos no CDUL na altura coordenado pelo professor António Gromicho, fazendo notar “que a faculdade tem de estar aberta e ligada ao desporto, para além de não esquecer todo o passado da faculdade, que formou muitos dos treinadores de várias modalidades”, relembrando ainda o facto de a FMH ter em atualmente uma “exposição sobre a vida e obra do professor Mário Moniz Pereira”.

Para a doutora Rita Branco, em representação da Associação Mutualista Montepio, salientou o “reforço da parceria com a FPA, associando-se a esta corrida e também à sua vertente solidária, com a receita das inscrições a reverter, na totalidade, para a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)”.

No final, agradecendo todo o apoio quer do Montepio, quer da FMH, o presidente da FPA, Jorge Vieira, reforçou a aposta da modalidade “em deixar bem viva a mensagem de que o exercício físico, especialmente a corrida e a caminhada, fazem parte integrante da receita para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos. Daí afirmar que não há uma idade demasiado avançada para começar a praticar caminhada ou corrida. Ouvimos muitas vezes dizer que o futebol é o desporto rei e o atletismo a modalidade rainha. Pois entendemos que o desporto rei tem de ser o atletismo e temos de reforçar a nossa mensagem para a sua prática e para a respetiva filiação na modalidade”.

Amanhã, dia 5 de novembro, durante a manhã teremos a vertente desportiva com o Challenge 1500, às 9h30; seguindo-se o “The Daily Mile!, às 10h00, em antecipação ao ponto alto, a corrida de 10 km, que se iniciará às 10h30. Às 10h45 terá início a corrida/caminhada solidária de 5 km.

Durante a tarde regressam as iniciativas do “Running Summit”. Às 14h00 será a vez do Workshop “Como se fazem os campeões”, com Paulo Oliveira e Ricardo Paulino, respetivamente, biomecânico e fisioterapeuta da Equipa Multidisciplinar da FPA; às 15h00 – Talk “Histórias nunca antes contadas”, com Cátia Azevedo, Samuel Barata, Armando Aldegalega, Luís Horta e Carla André; e às 16h30 – Talk “O teu próximo desafio está aqui”: Destaques do Algarviana Ultra Trail, das Super Halfs, do Louzantrail, da São Silvestre El Corte Inglès e apresentação da APP de corrida Step’n.

Partilhar