Nacionais de Estrada de 35 km em marcha atlética

FPA Geral Notícias

13 Jan, 2023
joao_vieira_toquio

Os Campeonatos Nacionais de Estrada de 35 km em Marcha Atlética realizam-se no próximo domingo, em Porto de Mós (Avenida da Igreja), com uma dezena de internacionais!

Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, esta competição consagrará os campeões de Portugal na, agora, distância mais longa em marcha atlética (35 km), sendo que estes campeonatos apenas têm sete edições, mas são os sucessores dos anteriores campeonatos em 50 km.

Curiosamente, o escalão de sub-23 já tem 22 edições, nesta distância, o que só não aconteceu em 2009, quando a distância foi de apenas 25 km.

Para a edição deste ano, a competição apresenta uma lista de inscritos com vários internacionais, destacando-se, desde logo, o mais titulado dos atletas portugueses, João Vieira, do Sporting C. P., que já conta com 40 títulos de campeão nacional em pista e estrada (a que se juntam 20 em pista coberta!). O recordista de Portugal na distância (e também o é em 20 e 50 km), com a marca de 2h33m23s, já venceu a prova nas seis primeiras edições e tentará o seu sétimo título perante o campeão do ano passado, o benfiquista Rui Coelho (2:36.00). Na linha de partida estará também o internacional Hélder Santos, do GD Estreito (2:38.14), o veterano Manuel Marques, Jardim da Serra (2:52.01), o húngaro Daniel Tokodi (2:57.53), que foi segundo na prova no ano passado, e os estreantes na distância Flávio Ramalho (Pedrulha) e João Pedro Vieira (Sobral de Ceira).

A prova em femininos estará também repleta de atletas internacionais. A liderar a ex-recordista mundial de 50 km marcha, Inês Henriques. A atleta do CN Rio Maior, recordista nacional de 35 km (2:45.51), tricampeã nacional (último título obtido no ano passado), tentará o “penta”, mas terá a oposição de Vitória Oliveira (2:56.55), campeã nacional em 2020 e 2021, e de Sandra Silva, do AC Póvoa de Varzim (3:17.23). Na lista de inscritas estarão duas estreantes: a recordista nacional de 20 km, Ana Cabecinha, do CO Pechão, e Joana Pontes, do Leiria Marcha.

A competição integrará ainda os campeonatos nacionais de veteranos, na distância de 20 km, com 17 atletas masculinos e 9 atletas femininos, para além de provas de preparação noutras distâncias.

A competição terá resultados em direto na plataforma FPA Competições e o regulamento e outras informações poderão ser vistos na página oficial.

Partilhar