Lançadores em Vagos com objetivo Leiria 2023

FPA Geral Notícias

24 Fev, 2023
THUMBNAIL_ar.livre-25.fev

Este sábado, em Vagos, os lançadores do disco, martelo e dardo têm a sua primeira grande competição, com a disputa dos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos em Absolutos, Sub-23 e Sub-20, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Aveiro e do Município de Vagos.

Os atletas portugueses terão aqui a sua grande oportunidade para confirmarem ou conquistarem marca de qualificação que lhes permita participar na Taça da Europa de Lançamentos que se realizará em Leiria nos dias 11 e 12 de março.
Neste momento, nestas três disciplinas, já estão apuradas as atletas Liliana Cá (Sporting CP), que tem como melhor registo este ano a marca de 63,23 metros (e que já lançou em Berlim, em pista coberta, a 60,51 metros), e Irina Rodrigues, atleta individual, que chegou aos 60,02 metros, no lançamento do disco; e Mariana Pestana (GD Estreito), no lançamento do martelo para atletas sub-23 (62,11 metros).

Estas atletas estão inscritas para participarem na competição, que se destina a apurar os campeões absolutos, sub-23 e sub-20, onde também constam as presenças de Ivanilda Lopes (SL Benfica), no lançamento do disco; enquanto no lançamento do martelo, para além da jovem Mariana Pestana, vencedora do ano passado, surge a histórica Vânia Silva (Sporting), com 18 triunfos entre 2002 e 2018!; e no lançamento do dardo a recordista nacional sub-20 e sub-23 Cláudia Ferreira (Sporting CP), que esta temporada lá lançou a 52,87 metros.

Em masculinos, encontram-se inscritos os lançadores do disco Emanuel Sousa (SL Benfica) e Edujose Lima (Sporting CP); os especialistas no lançamento do martelo António Vital e Silva (SL Benfica) e Ruben Antunes (Sporting), onde surge também a inscrição de Décio Andrade (SL Benfica), que venceu uma das conferências dos campeonatos universitários nos Estados Unidos, lançando o martelão a 22,52 metros, no passado dia 23; e o recordista nacional do lançamento do dardo Leandro Ramos (SL Benfica).

Um dia depois, será a vez de se realizarem, no mesmo local, os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos para atletas Sub-18.

Os resultados em direto podem ser acompanhados na plataforma do FPA Competições, para os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos em Absolutos, Sub-23 e Sub-20 (https://www.fpacompeticoes.pt/2060/competicao), e para os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos para atletas Sub-18 (https://www.fpacompeticoes.pt/2061/competicao).

Mais informações (inscritos, programa-horário e dossier estatístico) nas páginas respetivas para os absolutos (https://fpatletismo.pt/geral/2023/01/campeonatos-nacionais-de-lancamentos-longos-sub-20-sub-23-e-absolutos/) e para os Sub-18 (https://fpatletismo.pt/geral/2023/01/campeonatos-nacionais-de-lancamentos-longos-sub-18/).

Partilhar