Recorde de participantes portugueses nos Europeus em Pista Coberta

FPA Geral Notícias

28 Fev, 2023
portugal_de-partida_2023-istambul

Já se encontra a caminho de Istambul a maior comitiva portuguesa de sempre para participar nos Campeonatos Europeus em pista coberta, que se realizam já a partir de quinta-feira na capital da Turquia. A comitiva portuguesa parte em horários separados e de diferentes locais, com atletas a saírem de Lisboa e Porto, e também alguns que estão sediados em Espanha.

A seleção nacional é composta por 22 atletas, entre os quais três que defenderão os títulos conquistados há dois anos em Torun, na Polónia: Pedro Pichardo, que há dois anos conquistou a sua primeira medalha por Portugal (e agora já ostenta, ao ar livre, os títulos olímpico, mundial e europeu) e Patrícia Mamona, no triplo-salto (que nesse mesmo ano se sagrou vice-campeã olímpica e superou os 15 metros), e Auriol Dongmo, no lançamento do peso (campeã mundial em pista coberta no ano passado). Os objetivos presentes para esta participação nacional estão bem vinculados e passam pela manutenção dos títulos individuais e superar o número de finalistas. Este ano, Portugal apresenta o recorde de participantes (22, mais quatro que em Viena 2002) e tem como ponto alto de pontuação (em termos de títulos medalhas e finalistas) precisamente a edição de há dois anos, em Torun, com um total de 33 pontos, mais três que o máximo anterior alcançado em Valência (1998).

Em Torun’21, Portugal teve em Francisco Belo (4º no peso) e Carlos Nascimento (5º nos 60 metros) outros dois finalistas, embora este ano ainda estejam longe da forma que ostentavam em 2021. Mas, para além dos atletas já citados, Portugal apresenta-se este ano com mais quatro atletas que, pela forma demonstrada na presente temporada, será lícito esperar deles um lugar entre os finalistas em Istambul, na Atakoy Arena. São eles Arialis Martinez, nos 60 metros, Jéssica Inchude, no lançamento do peso, Isaac Nader e Marta Pen, ambos mos 1 500 metros.

Portugal apresenta outros atletas com ambições reforçadas, com esta sua convocatória, e pode esperar outras presenças nas finais, como poderá ser o caso do campeão de Portugal Tiago Luís Pereira, no triplo-salto, Mariana Machado, nos 3000 metros, e até mesmo Eliana Bandeira, no lançamento do peso. Quanto aos restantes atletas, as passagens às meias-finais são um primeiro objetivo.

Em termos globais, Pedro Pichardo é uma das grandes figuras dos campeonatos, fazendo parte do lote de sete campeões olímpicos que evoluirão em Istambul. Os outros dão os noruegueses Karsten Warholm (campeão em 400 m barreiras, mas favorito nos 400 m planos) e Jakob Ingebrigtsen (que tentará “dobrar” os títulos de 1 500 e 3 000 metros), o italiano Marcell Jacobs (60 metros), a belga Nafissatou Thiam (pentatlo), a alemã Malaika Mihambo e o grego Miltiadis Tentoglu (ambos no comprimento).

Nas listas de inscritos, defendem os seus títulos as duas estafetas e 15 atletas individuais, entre os quais Pichardo, Mamona e Dongmo.

Em anexo deixamos aqui um dossier estatístico das participações portuguesa, a constituição da seleção, o programa-horário (que ainda deve sofrer alterações) e as horas previstas para participação dos atletas portugueses.

Estes campeonatos serão transmitidos pela RTP.

Partilhar