De madrugada se começa a correr em Istambul

FPA Geral Notícias

2 Mar, 2023
Mariana_Machado

O segundo dia de competição (o primeiro na terminologia da organização) dos Europeus em Pista Coberta, que decorrem em Istambul, na Turquia, é composto por duas jornadas, uma matinal, (com início às 6 horas da manhã, em Portugal), outra vespertina.

Assim, na primeira jornada, competem mais sete portugueses. Logo a abrir, nos 400 metros, teremos a presença de João Coelho, que tem o 23º tempo entre os 26 participantes. Alinhará à partida da quarta eliminatória sabendo que terá de ficar num dos dois primeiros lugares ou estar nos dois mais rápidos seguintes do total das cinco eliminatórias para chegar às meias-finais.

Segue-se a qualificação do triplo-salto feminino, no qual Patrícia Mamona dá o primeiro passo na defesa do título europeu. O acesso à final faz-se diretamente com um salto de 14,10 metros ou ficando entre as oito primeiras.

Nos 1500 metros, Marta Pen (sétima marca entre as 22 concorrentes) alinhará na segunda meia-final, enquanto Salomé Afonso (16ª entre 22) estará na terceira das meias-finais. O apuramento para a final faz-se pelos três primeiros lugares mais os três tempos mais rápidos seguintes.

A finalizar esta jornada matinal, as eliminatórias dos 60 metros femininos. As quatro primeiras em cada eliminatória mais as quatro mais rápidas seguintes no total das cinco eliminatórias passam às meias-finais. Lorene Bazolo (19ª entre as 33 participantes) correrá na segunda eliminatória, Rosalina Santos (13º entre 33) correrá na quarta eliminatória, e Arialis Martinez (5ª entre 33) alinhará na quinta eliminatória.

À tarde teremos as três finais com atletas portugueses: triplo masculino, 3000 metros e peso femininos, mas antes, às 16 horas (19h00 em Istambul) teremos a qualificação do salto em altura, com Gerson Baldé. O atleta português tem a 14ª marca entre os 17 concorrentes e para o apuramento para a final necessita saltar 2,26 metros ou ficar entre os oito primeiros da qualfiicação.

Partilhar