Marcha Atlética unida contra as alterações no programa olímpico

FPA Geral Notícias

20 Mai, 2023
protesto_marcha_atletica

Todos os países participantes nos Campeonatos da Europa de Seleções, em marcha atlética, uniram-se hoje, véspera da competição, em Podebrady (Chéquia), para deixar uma mensagem especialmente dirigida ao Comité Olímpico Internacional e à World Athletics, na sequência da extinção da prova de 50 km (e da alternativa de 35 km) do programa olímpico de Paris’2024, substituindo-a por uma estafeta, de quatro percursos, de apenas dois atletas (um masculino, outro feminino), na distância de maratona (42,195 km).

Os marchadores, e respetivas delegações, marcharam unidos antecedidos por uma tarja em que pedem respeito pela marcha atlética e pela sua rica história, que faz parte do programa olímpico desde 1908. Os atletas e treinadores entendem que a sua especialidade não está a ser tratada de forma justa e só têm de esperar o pior para o futuro se não se mostraram unidos.

A tarja inclui ainda a mensagem que a marcha é desporto e tem um desejo otimista: voltar a fazer parte do programa olímpico dos Jogos de Los Angeles’2028.

Partilhar