Alteração do local de realização dos Campeonatos de Portugal

FPA Geral Notícias

6 Jun, 2023
2020jun_logo_fpa_geral

A Federação Portuguesa de Atletismo alterou o local de realização dos Campeonatos de Portugal, previstos para Leiria. Esta decisão decorre da dificuldade em ter pistas de atletismo com condições adequadas para a realização de competições de elevado nível e das alterações ao sistema de qualificação pelo World Ranking, que têm um impacto direto na qualificação dos nossos atletas para as grandes competições internacionais.

Observamos que, nos Campeonatos do Mundo de Oregon em 2022, apenas 5 dos 24 atletas qualificados alcançaram a qualificação direta, enquanto os demais obtiveram a classificação através do World Ranking. Ou seja, nos últimos anos, o sistema de qualificação para as principais competições internacionais alterou substancialmente a forma de qualificação e, nesse sentido, os resultados alcançados nas principais competições é determinante para a qualificação dos melhores atletas nacionais. Considerando que os Campeonatos de Portugal são a prova mais pontuada do calendário competitivo nacional e que a qualificação para o Campeonato do Mundo está em causa, importa então reunir as melhores condições possíveis, essenciais para assegurar uma eventual qualificação.

A FPA reconhece a transformação operada pelo World Ranking e compreende que a melhor solução é levar os Campeonatos de Portugal para uma pista que ofereça as melhores condições para a realização de resultados de excelência.

Conscientes da escassez e do estado de conservação das nossas pistas de Atletismo, reconhecemos o esforço realizado por alguns municípios em manter a integração do Atletismo nas suas medidas de apoio ao desenvolvimento desportivo, assegurando a existência e manutenção das suas instalações desportivas. No entanto, enfrentamos dificuldades crescentes para garantir pistas de atletismo adequadas, que vão desde a instalação de relvados sintéticos até à falta de apetrechamento adequado.

A seleção da pista de atletismo para a realização dos Campeonatos de Portugal leva em consideração critérios técnicos, logísticos, operacionais e financeiros. Procuramos sempre a melhor solução, que permita assegurar a qualidade organizativa da competição, enquanto atendemos às preocupações técnicas impostas pelo World Ranking e especialmente a atenção devida aos nossos atletas.

Gostaríamos de expressar o nosso reconhecimento pelo empenho da autarquia de Leiria, um dos municípios que melhor tem acolhido a modalidade nos últimos anos e que já recebeu três Taças da Europa de Atletismo e inúmeros Campeonatos Nacionais.

Continuamos a contar com o apoio da Autarquia de Leiria para as principais competições nacionais. O Estádio Municipal de Leiria é das poucas pistas existentes em Portugal com certificação internacional de nível 2 e com excelentes condições técnicas para a realização de grandes eventos internacionais. Todavia, a escolha do local para a realização de competições, tem ainda de ter em consideração os fatores ambientais externos, nomeadamente os ventos, que devido ao atual sistema de pontuação, são determinantes para a qualificação através do referido World Ranking.

No entanto, gostaríamos também de prestar o nosso reconhecido agradecimento à autarquia de Braga pelos mais recentes esforços e trabalhos desenvolvidos em proporcionar as melhores condições para os nossos atletas alcançarem os melhores resultados.

Assim, informamos que os 108.os Campeonatos de Portugal decorrerão em Braga. Esta decisão visa, reforça-se, proporcionar as melhores condições técnicas aos nossos atletas e assegurar a excelência da organização da competição.

Reforçamos o nosso compromisso com a busca pela qualidade em todas as nossas decisões, agradecendo a compreensão de todos os interessados.

Partilhar