Manuel Dias e Marta Araújo os melhores nas provas combinadas

FPA Geral Notícias

4 Jun, 2023
Manuel_Dias_c1_LBFT4342

Terminaram hoje, em Beja, na pista Fernando Mamede, os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas, para os escalões absolutos, sub-23, sub-20 e sub-18, organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação de Atletismo de Beja e do Município de Beja.

As primeiras provas a ficarem decididas foram as de heptatlo. Nos quatro escalões em disputa, que atribuíam os títulos nacionais de 2023, o melhor resultado foi alcançado pela nova campeã de Portugal, Marta Araújo, do Olímpico Vianense, que somou 4873 pontos (em destaque, na jornada de ontem, para o resultado no salto em altura, o seu melhor, 1,76 metros), recorde pessoal, alcançando também o título de campeã nacional sub-20.

Os dois melhores resultados seguintes foram protagonizados pelas atletas sub-23, Vera Monteiro (Oliveira do Douro), com 4834 pontos (o seu melhor do ano), e Celina Peneda (Academia de Valdevez), com 4721 pontos.

No escalão sub-18, destaque para a açoriana Natacha Candé (Ilha Verde), com um total de 5025 pontos, marca que a eleva a terceira melhor de sempre (e também é marca de qualificação para o FOJE).

Decatlos competitivos

Nas provas masculinas, de decatlo, muita competitividade até ao final para de definir o campeão de Portugal. Manuel Dias, do União de Tomar, conseguiu ter melhor prestação no segundo dia e assegurou o seu segundo título de campeão de Portugal. O ribatejano somou 7242 pontos (não é o seu melhor), deixando para trás Guilherme Almeida (Jardim da Serra), que no segundo dia não conseguiu manter o “ritmo” da véspera, em que tinha conseguido melhores marcas em quatro das cinco provas. Somou agora 6923 pontos, sagrando-se campeão nacional sub-23. Ao pódio absoluto subiu ainda João oliveira, do Núcleo do Laranjeiro, vice-campeão nacional sub-23.

Nos escalões etários mais jovens, Rafael Santos, do Escapães, que conseguiu a sua melhor marca do ano, com 6100 pontos certos, venceu o decatlo para atletas Sub-20, à frente de Guilherme Tavares (Donas) e João Martins (Vidigalense).

Já em sub-18, o jovem Denis Hrabar (J. Vidigalense) conseguiu somar um total de 6590 pontos, marca que o leva ao sexto posto nas listas de sempre e também é marca de qualificação para o FOJE. Subiram ao pódio o sportinguista Célio Quaresma e Marcos Lara, da Fundação Salesianos.

Fotos de Luís Barreto / FPA para fins editoriais (https://drive.google.com/drive/folders/1uBpzkY1k-_wJfEWkCG682d6ZeHknDB1Z?usp=sharing)

Partilhar