Portugal de novo na elite europeia

FPA Geral Notícias

20 Jun, 2023
FPA_3780

Este fim-de-semana realiza-se a 10ª edição do Campeonato da Europa de Seleções, competição que veio substituir a então denominada Taça da Europa, existente desde 1965. Esta prova terá lugar no Estádio da Silésia, em Chorzow, na Polónia.

Nesta competição da European Athletics (então Associação Europeia de Atletismo), que tem conhecido vários figurinos, desde o seu início em 2009, em Leiria, Portugal já participou na elite europeia (então, Super Liga), por três vezes (vai para a quarta). No formato de 12 equipas, para além da edição inaugural, também a seleção nacional competiu em 2011, passando depois a integrar a I Divisão (também com 12 equipas) até 2019. Nesse ano, Portugal venceu a I Liga, em Sandnes, na Noruega, garantindo o lugar na Superliga que, entretanto, apenas foi participada por oito seleções (na prática, sete, com a ausência da Ucrânia).

Com a integração das três divisões do Campeonato da Europa de Equipas nos Jogos Europeus, passando a I Divisão a contar com 16 seleções, Portugal tem direito a continuar na elite europeia, com uma equipa competitiva que pode bem lutar pela manutenção (descem três equipas à segunda divisão), tendo ainda a vantagem de lutar por medalhas individuais nestes Jogos.

A competição (para a I Divisão) começa na próxima sexta-feira, com as duas outras divisões a competirem nestes três dias antes.

A seleção de Portugal tem a sua concentração no aeroporto em Lisboa no dia de amanhã (11h20) para a sua deslocação à Polónia.

Foto: Triunfo histórico de Portugal à elite europeia, onde ainda se mantém

Partilhar