Recorde nacional sub-23 para Omar Elkhatib

FPA Geral Notícias

14 Jul, 2023
Foto sportmedia.es - Todos los derechos reservados

Os atletas portugueses conseguiram bons resultados nas finais de hoje dos Campeonatos Europeus Sub-23 que estão a decorrer em Espoo, na Finlândia. Omar Elkhatib foi sexto na final dos 400 metros, com um recorde nacional sub-23, enquanto André Pimenta foi sétimo na final do salto em comprimento, prova em que Pedro Pires foi nono, a mesma classificação de Mariana Pestana, no martelo.

Uma forte chuvada levou a que as provas sofressem um forte atraso e a qualificação do salto com vara passou mesmo para sábado (a confirmar). Foi ainda com a pista molhada que Omar Elkhatib correu a final dos 400 metros. O português fez uma excelente prova, ultrapassando os seus limites anteriores, terminando em sexto lugar, com a marca de 45,73 segundos, batendo o recorde nacional do escalão (45,74) que pertencia a Ricardo dos Santos.

Na zona mista, Elkhatib estava visivelmente feliz. “O balanço tem de ser positivo. Na minha estreia nos campeonatos da Europa terminar como o sexto melhor é muito bom. Não vou negar que cheguei a pensar num desfecho ainda melhor, fui acreditando sempre que era possível”, afirmou, dando conta das palavras do treinador [Carlos Silva], que “me disse para ir à luta”.

O recorde nacional deixa-o “a querer mais, muito mais. Vou continuar a trabalhar neste sonho, coma determinação de que daqui para a frente é sempre para melhorar”.

Pouco depois começou a final do lançamento do martelo, que deixou a portuguesa Mariana Pestana “desiludida”. Com um primeiro lançamento nulo, a recordista nacional sub-23, que era a primeira em cada ronda, alcançou 63,61 metros no segundo ensaio e melhorou para 64,09 ao terceiro. Estava em oitavo, foi aguentando a pressão, até que a italiana Mori conseguiu um melhor resultados, deixando a portuguesa no nono lugar.

“Eu sei que estou em grande forma, mas o pé não me deixa estar confiante. Sinto-me desiludida, mas tenho de estar feliz. Faço um balanço positivo da minha prestação, mas sinto que merecia estar ainda a lançar, nas oito primeiras. Fiquei no top-9”, referiu a atleta, que tem em Vânia Silva, a recordista de Portugal, como referência. “Gostava que ela ainda lançasse, para poder competir ao mais alto nível, mas não a tendo quero melhorar sempre, fazer uma carreira melhorando os recordes dela”.

Enquanto isso, devido ao atraso no início das provas, a final do salto em comprimento já foi muito tarde. Estavam dois portugueses na final e os seus primeiros saltos marcaram o seu desfecho no final das três primeiras rondas de saltos. André Pimenta conseguiu 7,22 metros, numa pista muito escorregadia, como se verificou no seu terceiro salto (nulo), depois de ter feito apenas 6,99 metros no segundo ensaio.

Pedro Pires começou com 7,20 metros, depois saltou 6,97 m, terminou com 7,10 m. Ficou em novo lugar, saltando menos um centímetro que o arménio Beglaryan.

Ficando para os últimos três saltos, Pimenta ainda conseguiu melhorar para 7,26 metros (e terminou com 7,22), fechando o concurso no honroso sétimo lugar.

Feliz, no final, confessa ter ficado “muito contente por fazer parte dos oito melhores que tinham mais três saltos. Não penso no que poderia ou não fazer, apenas tenho de estar grato de estar na final, com saúde. Não me posso lamentar”, afirmou, focado com “o resto da época, ainda tenho provas para participar”.

As condições atmosféricas que se fizeram sentir não o atrapalharam. “Claro que a demora nos deixa sempre ansiosos, mas estando aqui temos de nos adaptar. Sinto que a qualificação ontem e a final de hoje deixam alguma mossa, mas sinto que dei tudo o que tinha na pista”, concluiu.

Amanhã, continuam os Europeus Sub-23. Adiada devido ao mau tempo, a qualificação do salto com vara (com Pedro Buaró), começará às 10h00 (8h00 em Portugal), e vinte minutos depois começam as meias-finais dos 3000 metros obstáculos, com Etson Barros, João Pais e Eduardo Pestana. Depois, às 11h15 (9h15 em Portugal), Camila Gomes estará nos 1500 metros (meias-finais) e às 11h50 (09h50) será a vez de Juliana Guerreiro correr a meia-final dos 400 metros barreiras.

Já na parte da tarde, Filipe Silva saltará na final do triplo-salto (19h05, menos duas horas em Portugal).

Dia a dia, acompanhamos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:

Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):
https://www.european-athletics.com/news/how-to-follow-the-espoo-2023-european-athletics-u23-championships

Informação sobre horários e estatísticas:
https://www.european-athletics.com/competitions/european-athletics-u23-championships/team-media-information

Página da All Athletics TV para o streaming da competição:
https://allathletics.tv/championships

Em artigos anteriores temos fotos (para fins editoriais), de todos os atletas)

Partilhar