Eliminatória injusta nos Europeus Sub-20

FPA Geral Notícias

7 Ago, 2023
JP_Santos

Portugal começou hoje a sua participação nos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém (Israel), mas não foi muito feliz durante a jornada matinal, com todos os atletas a ficarem pelo caminho.

Injusto o desfecho das eliminatórias dos 3 000 metros masculinos. Depois de uma primeira série em que o vencedor terminou em 8.32 minutos, a segunda das meias-finais, onde estava o português João Pedro Santos, foi corrida num ritmo muito mais rápido. O atleta do Sporting esteve sempre no grupo até à última volta. Quando os seus adversários mudaram de ritmo o português ficou para trás e fora dos oito primeiros classificados. Ainda tentou reagir, mas já não foi possível. Terminou em nono, com a marca de 8m29s55”, sendo o primeiro dos não apurados (os oito primeiros em cada meia-final).

No final, o português estava conformado. «Foi como se diz, “morrer na praia”. Por apenas um lugar. Estava confiante no meu trabalho, mas não foi um dos meus melhores dias. Vou daqui com outras aprendizagens para o futuro. Não me consegui adaptar a este calor, diferente do que estamos habituados. Ao fim de algumas voltas já estava a sentir cansaço», afirmou. Alguns dos seus adversários já tinham competido em Jerusalem, nos sub-18, há dois anos e sabiam o que iriam enfrentar. «Não conheço bem estes atletas, não sei o que prepararam, mas têm mais experiência internacional que eu. Ainda treinei alguns dias nas horas de mais calor para tentar perceber um pouco como seria, mas não consegui. Estava contente por correr nesta série, porque o melhor do ano estava na outra, mas a série deles acabou sendo mais lenta e isso favoreceu-os», concluiu.

Na qualificação do salto com vara, Rodrigo Alcobia integrou o grupo A. Passando à primeira as alturas iniciais, o benfiquista passou 5,05 metros à terceira tentativa. Recorde pessoal igualado. Tentou os 5,15 metros, mas não conseguiu e terminou em 9º lugar (18º, no conjunto dos dois grupos). Uma boa classificação para quem entrou em concurso com a 31ª marca dos 33 participantes.

Noutra qualificação, Márcia Maketa alinhou no grupo A do lançamento do martelo. A sportinguista abriu com a marca de 54,19 metros, depois fez 53,85 m, para melhorar no derradeiro ensaio com 54,77 metros, fechando em 10º lugar no grupo (19ª no geral).

Na primeira ronda dos 400 metros, Leonor Ferreira foi sétima na segunda das quatro eliminatórias, terminando em 56,02 segundos.

Hoje, na jornada da tarde, teremos em competição os atletas João Fernandes, na qualificação do lançamento do dardo, às 16h55 (14h55, em Portugal), Sisínio Ambriz (18h10 – 16h10) e Rafael Santos (18h17 – 16h17) nas eliminatórias dos 110 metros barreiras, e Melissa Sereno (19h21 – 17h21) na primeira ronda dos 100 metros barreiras.

A equipa portuguesa compete até ao final dos Europeus Sub-20, na próxima quinta-feira.

Fotos Sportmedia / FPA

Partilhar