Pombal preparado para Campeonatos de Portugal em pista coberta

FPA Geral Notícias

15 Fev, 2024
SITE_Camp Portugal Pista Coberta

O melhor atletismo português volta a marcar presença em Pombal, desta vez para os Campeonatos de Portugal em pista coberta (agora com termo de pista curta pela World Athletics), numa competição que muito promete. A 38ª edição dos Campeonatos de Portugal é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.

Foram já muitos os atletas de renome que deixaram a sua “pegada” desportiva nas páginas destes Campeonatos, desde logo os campeões olímpicos, mundiais e europeus, Nelson Évora (12 títulos) e Pedro Pichardo (dois títulos), e também outros medalhados olímpicos, como Patrícia Mamona (10 títulos), Francis Obikwelu (um título) e Rui Silva (seis títulos).

Eles são os que mais alto subiram no Olimpo, mas outros grandes nomes figuram entre os mais campeões. Comecemos em femininos, com Maria do Carmo Tavares, que ao serviço de Benfica e Sporting somou 23 títulos nacionais em cinco provas (60, 200, 400, 800 e 4×400 m), e Teresa Machado, que ao serviço de três clubes (Sporting, São Jacinto e Operário) somou19 títulos (consecutivos) no lançamento do peso. São elas as mais tituladas, logo seguidas de Ana Oliveira (atualmente coordenadora do atletismo do Benfica), que somou 11 títulos, tantos quanto as atletas Susana Feitor, Elisabete Tavares, Sandra Teixeira e Ana Cabecinha. Todas elas já retiradas ou ausentes (caso de Ana Cabecinha, que está grávida). Patrícia Mamona, em processo de recuperação de lesão, também estará ausente.

Contudo, esta edição dos Campeonatos de Portugal promete bastante, com excelentes despiques nos 60 metros (Lorene Bazolo e Rosalina Santos), mais uma possibilidade de confirmação de Cátia Azevedo (que tentará o sexto título) numa prova que tem vindo a apresentar bons resultados por parte de Vera Barbosa, Fatoumata Diallo e Carina Vanessa. Nos 800 e 1500 metros, Patrícia Silva e Salomé Afonso prometem dar espetáculo (a confirmar-se, Marta Pen Freitas pode ser um aditivo de grande qualidade), e nos saltos teremos também motivos de grande admiração. Ausente Auriol Dongmo, o lançamento do peso tem em Eliana Bandeira e Jessica Inchude as atletas com estatuto de favoritas e, na marcha, Vitória Oliveira tem estado imbatível.

Em masculinos, o atleta mais titulado da história, João Vieira (21 títulos!), ainda está em atividade e, com base no recente triunfo no nacional de clubes, parte como favorito, apesar dos progressos de Rui Coelho. No topo da lista dos “mais campeões” estão vários atletas já retirados, como Carlos Calado (16 títulos), Nuno Fernandes (15 títulos) e Marco Fortes (13 títulos), ou sem objetivo de pista coberta, como Nelson Évora (12 títulos).

Mas estes Campeonatos têm uma outra componente. Não esquecendo a história, a verdade é que existem agora valores a despontar no atletismo de alto rendimento e num campeonato a pontuar para os World Rankings (uma das vias de acesso às grandes competições), os novos “craques” merecem toda a nossa atenção. Na velocidade, Carlos Nascimento e André Prazeres têm um duelo pendente, enquanto nos 400 metros João Coelho poderá confirmar um bom início de temporada, agora acompanhado por Mauro Pereira, Omar Elkhatib, Ricardo dos Santo e Ericsson Tavares.

Nos 800 e 1500 metros, nas inscrições surgem os nossos melhores especialistas, com Isaac Nader à cabeça, o mesmo se passando com os 3000 metros. Nas barreiras, João Vitor Oliveira e Abdel Larrinaga são favoritos ao título, embora o jovem Sisínio Ambriz possa fazer um bom resultado.

Nos saltos, as emoções vividas no nacional de clubes (Pedro Buaró no salto com vara e Gerson Baldé no comprimento) prometem dar “frutos” e tudo está em aberto no triplo salto, com Tiago Luís Pereira a ser favorito, ele que recentemente passou os 17 metros.

No lançamento do peso, de novo teremos o duelo entre Francisco Belo e Tsanko Arnaudov.

Na página da FPA estão as informações destes Campeonatos (atenção ao novo horário) e na plataforma FPA competições estão as listas de inscritos.

Amanhã divulgaremos a forma de ver e acompanhar estes campeonatos.

Partilhar