Diário de Glasgow – Para não variar… medalha no triplo-salto

FPA Geral Notícias

2 Mar, 2024
Tiago_bandeira

Dia de emoções fortes com a medalha de bronze de Tiago Pereira no triplo-salto e o quarto lugar de João Coelho nos 400 metros com novo recorde de Portugal. Tudo no segundo dia dos Mundiais de Pista Curta, em Glasgow.

“Já chorei, já gritei, já ri! Já passei por isso tudo e ainda estou a cair em mim”, disse Tiago Pereira na zona mista, após a obtenção da medalha de bronze na final do triplo-salto, ao último ensaio, com um recorde pessoal em pista curta (17,08 metros, melhor marca nacional do ano). Num concurso em que o argelino Triki começou por liderar, mas que Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, superou para a medalha de ouro, deixando a prata para o marroquino. Apensa com um salto válido a 16,74, Tiago aceitou a indicação do treinador e arriscou tudo, conseguindo um recorde pessoal e, acima de tudo, a subida ao pódio!

«Estou muito feliz, por finalmente conseguir materializar em resultados o trabalho que tenho vindo a fazer”, disse o atleta, que está já a pensar no futuro. “Acho que lancei aqui a minha candidatura ao pódio europeu, quiçá ao título”, resumiu o atleta que vive e treina em Espanha, neste aspeto orientado por Ivan Pedroso, que foi campeão mundial de salto em comprimento nos mundiais de 2001, em Lisboa.

Antes, quando ainda faltava o último salto de Tiago, outro português brilhava. João Coelho correu a final dos 400 metros e terminou na quarta posição, com a marca de 45,86 segundos, mais um recorde de Portugal! O terceiro em três dias de competição.

“Estou muito feliz”, começou por dizer o recordista nacional, que igualou a melhor classificação de sempre de um português (Carlos Silva, em 1995). “Mas, ao mesmo tempo, estou aqui com um sentimento que não sei explicar por ter ficado tão perto da medalha. Mas sentia que estava muito bem e tinha que arriscar tudo para ser feliz”, afirmou o atleta, acrescentando: “agora é pensar na estafeta, para a qual estou muito motivado e tenho colegas de equipa que também estão motivado e espero que este meu resultado ainda os ajude mais”.

Estafetas e 1500 metros no último dia

O último dia de competição em Glasgow também tem portugueses nas duas jornadas. A abrir, de manhã, os apuramentos das estafetas de 4×400 metros. Primeiro a equipa masculina, às 11h22, na segunda das meias-finais. São apurados as duas primeiras equipas de cada meia-final e os dois seguintes melhores tempos. Portugal defrontará a Polónia, a Chéquia e os Países Baixos.

Às 11h50 será o momento da equipa feminina. Estará a competir na segunda meia-final, com as equipas da Chéquia, Polónia, Grã-Bretanha e Jamaica.

As finais estão marcadas para a jornada da tarde, masculinos às 20h15, femininos às 20h30.

As duas últimas provas dos campeonatos estão reservadas para as finais dos 1500 metros, masculinos (21h30) e femininos (21h45). Nestas duas finais teremos Isaac Nader e Salomé Afonso, respetivamente.

Partilhar