A pista do Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha acolhe, nos próximos dias 11 e 12 de julho, os Campeonatos Nacionais de Sub-20 ao Ar Livre, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Ao longo de dois dias de competição, os melhores atletas do escalão de juniores — a par de alguns Sub-18 já qualificados — disputam os títulos nacionais individuais e coletivos em todas as disciplinas do programa, num dos momentos altos do calendário jovem do atletismo nacional.
Sobre a competição
A participação nos Campeonatos Nacionais de Sub-20 está reservada a atletas dos escalões de Sub-18 e de Sub-20 que tenham cumprido as marcas de qualificação fixadas pela Federação Portuguesa de Atletismo. Cada atleta pode participar em até duas provas por jornada, num máximo de três no conjunto dos dois dias.
Além da classificação individual, estará em jogo a classificação coletiva por clubes, que será defendida pelo Sporting CP, atual campeão nacional em ambos os géneros.
Programa-horário
O primeiro dia de competição, sábado, 11 de julho, arranca às 15:30h com as finais de lançamento do martelo feminino e prossegue com o lançamento do peso, o salto com vara, o salto em comprimento e as eliminatórias de 100 metros. A tarde inclui ainda as séries de 400 metros e de 1.500 metros, as finais de 100 metros, as séries de 4×100 metros e de 3.000 metros barreiras, encerrando com a prova de 5.000 metros marcha, prevista para as 19:55h.
No domingo, 12 de julho, o programa retoma às 8:30h com as finais de 3.000 metros e de lançamento do disco, seguindo-se o triplo salto, o salto em altura, as séries de 400m barreiras e de 800 metros, o salto com vara feminino, as eliminatórias e finais de barreiras mais curtas (100/110 metros), as séries de 200 metros e as finais de lançamento do dardo. O campeonato encerra com as séries de estafetas de 4×400 metros, a partir das 12:50h.
Transmissão e resultados
A competição terá transmissão assegurada através da [FPAtletismo TV], canal de YouTube da Federação Portuguesa de Atletismo, e da A Bola TV. Os resultados poderão ser acompanhados, em tempo real, na plataforma [FPA Competições].