Nuno Lopes e Davide Figueiredo sagraram-se campeões do mundo nos 10km estrada, nas categorias M35 e M55, respetivamente, levando “A Portuguesa” a ouvir-se por duas vezes na Coreia do Sul. Vanda Ribeiro garantiu a presença na final dos 800m W50, enquanto Miguel Seijo e Paulo Gomes fecharam a sua participação nas respetivas provas.
Portugal viveu este domingo o dia mais forte da comitiva nacional nos Campeonatos do Mundo de Masters, em Daegu, na Coreia do Sul, com duas medalhas de ouro conquistadas nos 10km em estrada.
Ouro em dose dupla nos 10km estrada
Nuno Lopes foi a grande figura da manhã sul-coreana, ao vencer a categoria M35 com o tempo de 32:07 minutos, resultado que lhe valeu ainda o segundo lugar da classificação geral da prova, atrás apenas do vencedor absoluto, Peter Kariuki Wanjiru (M40), do Quénia, que completou a distância em 31:14.
Pouco depois, Davide Figueiredo repetiu o feito de Nuno Lopes, mas na categoria M55, cruzando a meta em 34:06 minutos e assegurando o primeiro lugar do escalão, com o nono posto da classificação geral. O agora campeão do mundo já registou dois recordes mundiais esta temporada, em pista, nos 5.000 e 10.000 metros.
Ainda nos 10km estrada, Paulo Gomes terminou em sétimo lugar na categoria M45, com a marca de 37:40 minutos.
Vanda Ribeiro apurada para a final dos 800m
Nas provas de pista, destaque para o percurso de Vanda Ribeiro nas meias-finais dos 800m F50. A atleta portuguesa terminou em quinto lugar na sua série, com o tempo de 2:49.05, marca que, tendo em conta os tempos das duas séries, lhe garantiu o apuramento para a final, disputada já esta segunda-feira, às 16:30h.
Também nas meias-finais, mas nos 100m M45, Miguel Seijo terminou em quinto lugar na sua série, com o tempo de 12.25 segundos, classificação que correspondeu ao 17.º lugar da classificação geral das meias-finais.

