Inês Henriques e Helder Santos em bom plano

FPA Geral Notícias

30 Jan, 2022
Ines_Henriques_arquivo

Os dois portugueses participaram no Campeonato de Espanha de 35 km, realizado em Lepe (Huelva), que produziram excelentes resultados. Inês Henriques carimba marca de qualificação para os Europeus de Munique.

A recordista nacional da distância, Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, terminou em quarto lugar na prova feminina, conseguindo a marca de 2h54m46s, a melhor marca portuguesa do ano, confirmando a marca de qualificação para o Mundial de Nações em Muscat e obtendo a marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Munique 2022. Inês Henriques consegue ainda uma boa marca para cimentar a sua posição no World Ranking (13º lugar) que lhe poderá abrir a participação nos Mundiais de Oregon 2022 (quota de 60 participantes na prova de 35 km), onde poderá vir a ter a participação de Vitória Oliveira (24ª no ranking),

A vencedora da prova foi a espanhola Maria Perez (líder do World Ranking) que obteve um recorde de Espanha com a marca de 2:39.16, melhor marca mundial do ano e a segunda melhor de todos os tempos!

Na competição masculina, destaque para Hélder Santos (Leiria MA), que terminou em 10º lugar com a marca de 2h38m14s (recorde pessoal melhorado em mais de sete minutos), ascendendo assim ao terceiro lugar no ranking português de sempre atrás de Rui Coelho (2:36.00) e de João Vieira (2:37.59). O atleta de Leiria de Leiria ocupa o 33º lugar no World Ranking, posição que, a manter-se no final da qualificação, o poderá ajudar a participar nos Mundiais de Oregon 2022.

Entretanto, recorde-se que na tarde de ontem, em Manhattan, nos Milrose Games, a portuguesa Marta Pen Freitas foi sexta classificada nos 3000 metros, com a marca de 8.56,31 minutos. A nossa compatriota, emigrante nos Estados Unidos, torna-se a líder portuguesa do ano e ascende ao oitavo lugar no ranking de sempre.

Partilhar