Europeus de SUb-23 começam com Marcha Atlética

FPA Geral Notícias

12 Jul, 2023
Medalhas_CE_S23_foto_Ana_oliveira

Começam hoje em Espoo, na Finlândia, os Campeonatos Europeus Sub-23, que vão a sua 14ª edição. Neste dia que a organização denomina de zero, é o dia da Marcha Atlética, com a realização das finais de 20 km, em masculinos e femininos.

Portugal, uma das nações que esteve sempre presente desde a edição inaugural (que também se realizou na Finlândia, em Turku), volta à competição, com um total de 24 atletas (16 masculinos, oito femininos).

Foi precisamente na primeira edição que Portugal obteve o seu melhor resultado, com três medalhas (por Carlos Calado, ouro no salto em comprimento, prata nos 100 metros; e por Suana Feitor, bronze nos 10 km marcha) e cinco finalistas, entre 10 atletas presentes.

Na última edição, em Tallinn’2021, Portugal voltou a obter três medalhas: duas de prata, por Leandro Ramos (dardo) e Etson Barros (3000 metros obstáculos); uma de bronze, por Isaac Nader (1500 metros). Numa delegação de 29 atletas, Portugal conseguiu quatro lugares de finalista obtendo a quarta melhor pontuação de sempre.

Este ano Etson Barros regressa à competição e continua a ser um dos candidatos ao pódio na prova de 3 000 metros obstáculos, especialmente após ter conseguido obter a marca de 8m22s20”, recorde nacional sub-23., que o deixa na liderança do ranking europeu do ano, neste escalão.

Outro dos atletas mais bem colocados, com objetivo de ser finalista, é o saltador com vara, Pedro Buaró, atualmente quinto melhor europeu (e o top-5 está inscrito para competir na Finlândia), graças aos 5,65 metros (recorde nacional sub-23) obtidos na Polónia na primeira divisão do Campeonatos Europeu de Equipas.

Entre as representantes portuguesas, há duas que integram o top-8 europeu nas listas do ano: Mariana Pestana, no lançamento do martelo (graças ao recorde nacional sub-23, de 68,50 metros); e Inês Mendes, precisamente nos 20 km marcha, prova que abre hoje os Campeonatos, precisamente às 18 horas (16 horas em Portugal).

A atleta portuguesa é atualmente a oitava europeia (onde se incluem duas atletas russas) e a sexta entre as inscritas na competição. A ribatejana tem a companhia das atletas Bruna Marques e Adriana Viveiros, um trio que, há dois anos, obteve a medalha de ouro coletiva no Campeonato da Europa de Equipas em Marcha Atlética, em estrada, no escalão de juniores.

A leiriense Bruna Marques está colocada no “meio” (13ª) das 23 concorrentes, com a madeirense Adriana Viveiros a entrar com o 18º tempo das participantes.

Quanto à prova masculina de 20 km (que se inicia às 18h30, menos duas horas em Portugal), tem a presença de Pedro Dias, o melhor no ranking, embora a meio dos 24 participantes, e do campeão nacional sub-23, Tiago Ramos, com pior marca. Os dois algarvios têm tudo a ganhar com uma boa prestação que poderá proporcionar a obtenção de recordes pessoais, objetivo que as marchadoras também perseguem.

A jornada de amanhã (09h40, 7h40 em Portugal), dia 13, abre com o grupo A do lançamento do martelo onde estará Mariana Pestana. Passam à final as atletas que lançarem acima de 66 metros ou as 12 primeiras dos dois grupos de qualificação.

Mias tarde, às 10h37 (8h37), será a vez de Iris Silva correr na quarta eliminatória de 100 metros. Passam às meias-finais as três primeiras e os quatro melhores tempos. Ainda no período da manhã, às 11h50 (9h50), Camila Gomes estará na partida dos 800 metros, onde tentará ser uma das três primeiras classificadas ou das duas repescadas para a final.

Às 13h00 (11h00), Juliana Guerreiro correrá na primeira das eliminatórias dos 400 metros planos, onde tentará ser uma das três primeiras ou uma das quatro repescadas para acesso às meias-finais.

A fechar a jornada da manhã, Omar Elkhatib correrá na terceira das eliminatórias dos 400 metros. Passam às meias-finais os três primeiros e os quatro mais rápidos seguintes.

A jornada da tarde engloba as meias-finais dos 100 metros femininos (às 17h05 locais), onde poderá estar Íris Silva, e as qualificações do salto em comprimento masculino. André Pimenta salta no grupo A de qualificação e Pedro Pires no grupo B. O acesso à final é para quem conseguir saltar 7,70 metros ou os primeiros 12 classificados.

Caso passem às meias-finais, Juliana Guerreiro e Omar Elkhatib enfrentarão as meias finais dos 400 metros a partir das 17h55.

Dia a dia, acompanharemos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:

Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):
https://www.european-athletics.com/news/how-to-follow-the-espoo-2023-european-athletics-u23-championships

Informação sobre horários e estatísticas:
https://www.european-athletics.com/competitions/european-athletics-u23-championships/team-media-information

Página da All Athletics TV para o streaming da competição:
https://allathletics.tv/championships

Foto (arquivo): medalhados em 2021

Partilhar