Francisco Belo sem acesso à final do peso

Notícias TÓQUIO 2020

3 Ago, 2021
Belo_COP_Web

Francisco Belo não conseguiu o acesso à final do lançamento do peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O atleta do Sport Lisboa e Benfica, que aos 30 anos de idade, fez a sua estreia olímpica, terminou em sétimo lugar no grupo A, o primeiro da qualificação, com a marca de 20,58 metros. Necessitava de fazer 21,20 para a qualificação direta ou ficar nos 12 primeiros. Teve de esperar mais de uma hora para verificar que o segundo grupo conseguiu melhores registos (já conhecedores das marcas do grupo A, claro). Foi passado por nove concorrentes e terminou em 16º lugar, a segunda melhor classificação de sempre de um lançador de peso.

No final da sua prova, ainda antes de saber dos resultados do segundo grupo, Belo mostrava-se conformado, mas triste. “O primeiro ensaio saiu-me mal do pescoço, estava muito húmido. O segundo não foi tão mau quanto isso. O terceiro arrisquei, mas não deu. O objetivo era passar diretamente à final com a marca de qualificação (21,20)”, afirmou. Em declarações à agência Lusa disse que “Vimos para dar o nosso melhor, gritar, lançar mais. Estou triste por conseguir falar, porque quando estou sem voz é quando correu bem. Está a voz demasiado viva para o meu gosto. Vim dar o meu melhor, não fiquei contente. Estou feliz por ter dado o meu melhor e ter fugido de algumas adversidades”.

A concluir afirmou que queria “redimir” o resultado na final, queria poder “soltar um bocadinho o animal. Não queria vir aos Jogos Olímpicos e fazer só três lançamentos!

Partilhar