Auriol Dongmo e Mariana Machado disputam finais amanhã

Notícias

5 Mar, 2021
155933005_4042402495794466_3378375708449438024_n

A manhã do dia 5 de março, o chamado dia 1 dos Campeonatos da Europa de Pista Coberta começa com várias provas de apuramento dos atletas portugueses, abrindo logo às 9h11 com o triplo salto masculino, depois seguem-se as primeiras rondas dos 400 metros, a qualificação do lançamento do peso masculino e ainda as meias finais dos 1500 metros femininos. Mas este dia 1 é também sinónimo de grandes finais, com Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e Mariana Machado, nos 3000 metros, preparadas para discutir medalhas entre as melhores da Europa.

Triplo salto (9h11) – 14 concorrentes

O apuramento para a final alcança-se aos 16,80 metros ou estando entre os melhores oito classificados. Não deverá ser um grande problema para o português Pedro Pichardo, que chega a Torún com a melhor marca europeia do ano (17,36 metros), um recorde pessoal do atleta que irá participar pela primeira vez nesta grande competição em pista coberta.

Uma primeira medalha com a camisola portuguesa, quiçá de ouro, está nos objetivos e Pedro Pichardo, que tem como ponto alto da temporada os Jogos Olímpicos. Esta incursão na pista coberta mostra uma alteração nos hábitos competitivos do atleta treinado pelo seu pai, Jorge Pichardo, e que no passado optava por começar as suas temporadas participando na Liga Diamante.

Apenas outros dois atletas saltaram 17 metros ou mais esta temporada: o francês Melvin Raffin (17,09 metros) e o alemão Max Hess (17,00 metros).

400 metros masculinos – 9 séries de qualificação – 51 concorrentes

A prova dos 400 metros, a par das de 60 e de 1500 metros, é a que conta com mais participantes. Na linha de partida teremos dois portugueses.

O primeiro a apresentar-se em pista será Ricardo dos Santos, incluído na série 5 de qualificação (9h46). Com um recente recorde pessoal em pista coberta de grande valia (46,64 segundos, recorde de Portugal), o atleta, treinado por Linford Christie, afirma estar “muito forte, com desejo de chegar à final”. Contudo, adverte, “vamos ronda a ronda, a ver como sai cada prova, mas tenho vontade de fazer algo especial”.

Para Ricardo dos Santos, é ainda “muito cedo para traçar objetivos”. No entanto, o atleta, que prefere ir “passo a passo”, diz que de uma coisa tem a certeza: “Estou sem competir há duas semanas, tenho muita vontade e estou pronto para correr.”

Alguns minutos depois é a vez de outro estreante, Mauro Pereira, que correrá na série 6 (9h53). O atleta treinado por Vitor Zabumba, que recentemente bateu o seu recorde pessoal (47,48 segundos), afirma: “Europeus sempre foram o objetivo a que eu e o meu treinador nos propusemos para esta época de pista coberta. Sendo que este está a ser um ano ‘diferente’ devido à situação pandémica, sinto-me feliz por poder estar aqui”.  Chegado a Torún para uma competição deste nível, Mauro Pereira diz que quer “sempre melhorar” a cada prova que faz. “E é com esse intuito que venho para aqui, melhorar o meu recorde pessoal e conseguir a melhor classificação possível”, conclui o atleta.

Lançamento do peso (10h18) – 13 concorrentes

A passagem à final consegue-se lançando 21 metros (ou garantindo lugar nos oito primeiros classificados), uma marca que Francisco Belo ainda não alcançou na sua carreira. Depois, numa visão sintética pelos participantes, existem nove lançadores com melhor registo este ano do que o português. Contudo, estas condições eram assim há dois anos, em Glasgow, e o atleta treinado por Vladimir Zinchenko terminou em quarto lugar, com o seu recorde pessoal (20,97 metros).

A maior dificuldade é, assim, ultrapassar a qualificação, ficando nos oito primeiros lugares. Depois, tudo é possível.

400 metros – sete séries – 40 concorrentes

A já experiente Cátia Azevedo correrá a terceira (10h38) das 7 séries de qualificação. Com um recorde pessoal de 53,10 segundos, a atleta treinada por Carlos Silva já correu esta época em 53,69 segundos (nos Campeonatos de Portugal), um registo que a surpreendeu.

Por isso, “a nível individual, acho que os desafios foram muito grandes este ano. Estive em quarentena, estive a estagiar, fiquei parada muito tempo, tive poucas competições, tudo aconteceu. Assim, vou encarar esta eliminatória como uma final”, referiu a atleta. A qualificação para as meias finais é “muito complicada”, pois passam as duas primeiras de cada série, mais os quatro melhores tempos no total, “mas está tudo em aberto”, refere a atleta esperançada num bom registo.

1500 metros femininos (11h42) – 3 séries – 27 concorrentes

Apesar de já ter experiência em grandes competições, esta é uma estreia de Marta Pen nos Europeus de Pista Coberta. Ela correrá a terceira das meias finais, apurando-se as duas primeiras de cada corrida e os três melhores tempos. A atleta treinada por Danny Timothy Mackey ainda não correu esta distância este ano, mas apresentou-se em bom nível em Seattle ao correr a milha em 4.32,08 minutos, confirmando estar em boa forma.

Sempre muito competitiva, além do acesso à final, nos objetivos de Marta Pen estará um “ataque” ao recorde pessoal (4.06,94 minutos), caso venha a correr numa prova rápida.

Auriol Dongmo discute o título europeu

A primeira atleta a qualificar-se para uma final foi Auriol Dongmo, que lançou o peso a 18,55 metros, garantindo o apuramento direto. Dongmo chega a estes campeonatos, naquela que é a sua estreia, no primeiro lugar do ranking mundial do ano, com a marca de 19,65 metros, recorde pessoal e nacional. Das oito lançadoras que se qualificaram para esta final, só a alemã Christina Schwanitz (que venceu esta competição em 2013 e foi vice-campeã em 2011 e no ano passado) tem uma marca (20,05 metros) melhor do que Auriol, embora nesta época não tenha ido além dos 19,11 metros. Portanto, atendendo à excelente evolução de Auriol Dongmo a que temos assistido, a atleta está bem posicionada para conquistar amanhã (18h06) a primeira medalha lusa nesta competição.

Mariana Machado não desarma

Às 20h00 é a vez de Mariana Machado, depois da estreia nesta competição com recorde pessoal e nacional Sub-23 na fase de qualificação (8.59,39 minutos), mostrar de que matéria é feita. A atleta bracarense irá enfrentar sete adversárias todas com marcas entre os 8.59,15 e os 8.44,53 minutos, nada que a demova da sua luta por um resultado cada vez melhor.

Como acompanhar a prova:

A RTP 2 tem prevista a transmissão em direto dos Campeonatos da Europa em Pista Coberta

Página Oficial dos Campeonatos da Europa em Pista Coberta

Live Stream oficial da prova

Partilhar