Divulgados critérios de seleção para os mundiais de trail

Notícias

16 Abr, 2021
Frente da corrida masculina 1

A Associação Portuguesa de Trail Running (ATRP) e a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) divulgam os critérios de seleção e integração na Seleção Nacional de Trail Running, que vai disputar o Campeonato do Mundo da disciplina. O World Mountain & Trail Running Championships vai realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021 na Tailândia e, relativamente à Seleção Nacional de Trail Running, contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 e 80 quilómetros.

Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres. Estes atletas foram campeões nacionais de trail em 2020 e 2021 ou de trail ultra no ano passado.

De acordo com os critérios divulgados pela ATRP e pela FPA, que podem ser consultados no ficheiro abaixo, os vencedores masculino e feminino dos campeonatos nacionais de Trail Ultra (18 de julho, Porto da Cruz, Madeira) e Trail Ultra Endurance (15 de maio, Vila Nova de Paiva) de 2021 também serão apurados para integrar a Seleção Nacional.

Os restantes seis atletas – três homens e três mulheres – serão selecionados por wild-card, nomeadamente tendo em consideração os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking da International Trail Running Association (ITRA).

Foto: Matias Novo

Partilhar