Campeonatos da Europa de Equipas: Seleção Nacional a caminho da Polónia

Notícias

27 Mai, 2021
Seleção_SaídaAeroportoSuperliga

A Seleção de Portugal em atletismo já está na Polónia para assumir o encontro com a história que a si própria destinou. No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, parte da comitiva portuguesa (os atletas da zona norte partiram do Porto no princípio da manhã) abraçou a tarefa de defender a presença portuguesa na elite europeia: o Campeonato da Europa de Equipas – Super Liga.  

Uma equipa mesclada de enorme juventude e de experiência pretende ombrear, mano a mano, com as formações da Polónia (campeã europeia há dois anos), França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Espanha (a Ucrânia, com casos positivos de covid-19 abdicou de participar, descendo automaticamente para a Primeira Liga em 2023), para evitar o sétimo lugar, que dita a despromoção à Primeira Liga, que Portugal brilhantemente venceu em 2019, perante as favoritas Noruega, Bielorrússia e Holanda. 

No ano em que cumpre o centenário de vida, a Federação Portuguesa de Atletismo apresenta-se na Polónia com elementos que fazem parte da elite mundial, como são os casos dos recentes campeões europeus de pista coberta, Auriol Dongmo, Patrícia Mamona e Pedro Pichardo, e ainda de atletas muito bem cotados nas listas mundiais e europeias, como Francisco Belo, Samuel Barata e Liliana Cá, só para citar alguns. 

Nesta equipa que se deslocará ao Estádio da Silésia, em Chorzow, na Polónia, estará a atleta Vânia Silva, especialista no lançamento do martelo, que vai para a sua 19.ª participação consecutiva na prova. Vânia Silva estreou-se ainda como júnior e não mais largou o lugar, somando 18 presenças, o mesmo total de outra histórica da modalidade, a malograda Teresa Machado. 

Mais informações sobre a competição podem ser recolhidas na página oficial da European Athletics (https://european-athletics.com/competitions/european-athletics-team-championships), enquanto as notícias sobre os portugueses continuarão a ser dadas na nossa página oficial. 

O Campeonato da Europa de Nações têm agendada transmissão em direto na RTP 2 no sábado (a partir das 14h28) e no domingo (a partir das 12h00). 

Partilhar