Portugal conquista o bronze no mundial de estafetas

Notícias

2 Mai, 2021
estefat_4x200m

Estafeta de 4×200 metros masculinos fez história na Polónia com segunda marca de sempre

Portugal apresentou-se hoje no Estádio da Silesia (Polónia) firmemente empenhado em mostrar o fruto do trabalho realizado na preparação de uma competição em que tinha obtido um convite de participação da Wolrd Athletics.

Na estafeta de 4×200 metros, uma distância que nenhuma seleção nacional tinha corrido anteriormente em grandes competições, o quarteto português constituído por Frederico Curvelo, Delvis Santos, Diogo Antunes e André Prazeres, mostrou-se muito concentrado, correndo na pista 3, em busca do seu momento. Imperturbáveis, os atletas portugueses viram os percalços de dinamarqueses e polacos, com quem lutavam pelos melhores lugares, e conseguiram permanecer em posição medalhável até ao final, perdendo apenas com as seleções da Alemanha (1m22s43”) e do Quénia (1.24,26), cortando a meta em 1.24,53!

Os portugueses ficaram perto da melhor marca nacional de sempre (1.24,20), obtida por um quarteto do Sporting (Ricardo Alves, Francis Obikwelu, Vitor Jorge e Carlos Calado) em 2003.

No final da competição, o quarteto português, através de André Prazeres mostrou-se «bastante feliz com a medalha de bronze! Imagine-se, tenho 21 anos e conquistei uma medalha mundia», com Delvis Santos a acrescentar que «temos de estar sempre com uma mente aberta, não podemos estar a correr para apagar algo. O resultado de ontem não foi o que esperávamos, aconteceu, mas espero que seja a última vez. Mostrámos aqui que estávamos em forma». Para Diogo Antunes, «a infelicidade dos 4×100 metros não permitiu mostrar claramente a forma em que estávamos. Estávamos qualificados para estar aqui, sabíamos que tínhamos uma boa equipa e felizmente correu tudo bem». Frederico Curvelo resumiu: «foi fantástico para Portugal ter uma medalha. A performance de hoje mostra o valor e o potencial da equipa».

Os atletas portugueses, através de Delvis Santos, afirmaram acreditar «num grande resultado desde o início. Não foi só a meio da corrida que vimos a possibilidade de medalha. Desde início que acreditámos nisso, e a confiança dos elementos mais experientes, o Diogo e o Frederico, fez com que estivéssemos todos focados nesse objetivo.

Com este resultado, Portugal regressa da Polónia com uma medalha de bronze, a primeira obtida nesta competição mundial de estafetas.
 

Foto: equia portuguesa, Delvis Santos, Frederico Curvelo, Diogo Antunes e André Prazeres  (foto de Marcelino Almeida / FPA, arquivo)

Partilhar