Taça da Europa de Lançamentos: Francisco Belo de prata no peso

Notícias

8 Mai, 2021
FranciscoBelo_TE_Lançamentos2021

Francisco Belo conquistou hoje a prata para Portugal, no lançamento do peso, na Taça da Europa de Lançamentos, que se realiza até amanhã, 9 de maio, e conta com a participação de 12 atletas portugueses. O atleta do Sport Lisboa e Benfica (SLB), que bateu recentemente o seu recorde pessoal (21,28 metros) nos Campeonatos da Europa e que já conquistou esta competição em 2019 e alcançou o terceiro lugar em 2017, lançou hoje o engenho a 20,47 metros, sendo apenas ultrapassado pelo romeno Andrei Toader, que venceu com a marca de 20,83 metros, recorde pessoal.

No final, Francisco Belo analisou a sua prestação, afirmando que “mesmo dentro das condicionantes da prova, poderia ou deveria ter feito uma marca melhor”. No entanto, lembrou o atleta já qualificado para Tóquio: “Não se pode estar a 200% toda a época, principalmente quando temos daqui a poucos meses os Jogos Olímpicos, no entanto, não se pode dizer que este seja um resultado negativo.” E concluiu: “Vim cá para dar o meu melhor, como em todas as competições, para mostrar a garra dos portugueses e representar bem Portugal. Espero que os portugueses sintam orgulho!”

Na mesma prova, Tsanko Arnaudov, do SLB, classificou-se em novo lugar, com a marca de 19,68 metros, a sua melhor esta época. Destaque ainda para Leandro Ramos, sub-23 do SLB e atual recordista nacional do lançamento do dardo, que inaugurou a participação portuguesa nesta competição, com a marca de 75,10 metros, a terceira melhor da temporada a nível nacional.

Do lado feminino, Francislaine Serra venceu a final B do lançamento do peso, com a marca de 16,89 metros. A atleta do Sporting Clube de Braga, que tem como recorde pessoal a marca de 17,39 metros, realizada este ano em pista coberta, e que em 2019 ficou na 11.ª posição nesta competição, disse, no final, que tinha o objetivo de fazer uma marca melhor: “Esta época tem sido incrível, os Jogos Olímpicos motivam-nos muito, tenho muitas competições este ano ainda, e acho que posso fazer muito melhor.” Na final A do lançamento do peso, Eliana Bandeira, do SLB, ficou próxima do seu recorde pessoal (17,53 metros), ao lançar o engenho a 17,18 metros, terminando na sétima posição.

De sublinhar ainda a prestação da sub-23 do SLB, Ivanilda Lopes, uma estreia nesta competição, que bateu o seu recorde no lançamento do disco, ao alcançar 51,57 metros, marca que a colocou na sexta posição. Quem também se estreou foi a sub-23 Mariana Pestana, do Grupo Desportivo do Estreito, que lançou o martelo a 57,02 metros e terminou na quarta posição na final B desta disciplina.

Também no martelo, mas do lado masculino, António Vital e Silva, do SLB, obteve a marca de 69,03 metros, terminando na 15.ª posição.

Coletivamente, Portugal encontra-se na 8.ª posição.

Amanhã o primeiro a entrar em ação é o já medalhado Francisco Belo, às 10h30, na final B do lançamento do disco. Segue-se a estreante nesta competição, Débora Quaresma, do Sporting Clube de Portugal (SCP), na final B do lançamento do peso sub-23, às 11h40. Rúben Antunes, também do SCP, compete às 15h10, no lançamento do martelo sub-23. A participação portuguesa termina com as prestações de Liliana Cá, do Novas Luzes, e Irina Rodrigues, do SCP, no lançamento do disco, às 17h15.

A Taça da Europa de Lançamentos pode ser acompanhada em direto no site oficial da competição –  https://etc-split2021.com –, sendo os resultados dos portugueses divulgados também no site e redes sociais da Federação Portuguesa de Atletismo.

Partilhar