Associação Montepio Corrida do Centenário FPA realiza-se este domingo

Notícias

9 Set, 2021
WhatsApp-Image-2021-09-09-at-17.50.59

Realizou-se hoje, 9 de setembro, em Lisboa, a Conferência de Imprensa da Associação Montepio Corrida do Centenário FPA (domingo, 12 de setembro, a partir das 9h30, no Estádio Nacional, Jamor) e que contou com a presença dos embaixadores Rui Silva e Francis Obikwelu, além do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira; da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Sónia Paixão; do presidente da Confederação de Desporto de Portugal, Carlos Cardoso; e do administrador da Associação Mutualista Montepio, o patrocinador principal deste evento, Carlos Beato.

Foi precisamente este último o primeiro a intervir e a congratular a FPA pelo seu centésimo aniversário e pela corrida, que será um dos eventos a assinalar a efeméride. Carlos Beato garantiu que estará presente e irá caminhar os 5 km solidários, cujo valor da inscrição será entregue na sua totalidade à Crescer – Intervenção Social, cuja coordenadora geral, Francisca Barreiros, também esteve presente nesta conferência.

Rui Silva e Francis Obikwelu foram igualmente convidados a intervir. O medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e recordista de Portugal de 800 e de 1500 metros salientou “o historial de excelentes resultados que marcaram este centenário da FPA”, acrescentando que “é com orgulho” que faz parte desta história e estará presente no próximo domingo na celebração deste marco da vida da Federação Portuguesa de Atletismo. Por seu turno, o vice-campeão olímpico também em Atenas 2004 e recordista nacional de 100 e 200 metros, Francis Obikwelu, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela FPA no apoio aos atletas, destacando que se associou ao evento não só pela celebração do centenário, mas porque se destina a toda a família. “No domingo vou fazer o que mais gosto, que é correr e estar junto dos jovens atletas”, concluiu.

De facto, mais do que uma corrida, este será um evento para toda a família, começando com a corrida das crianças – e suas famílias – a Pelicas/The Daily Mile, às 9h30, que pretende mostrar um conceito simples trazido pela FPA para Portugal e que consiste na corrida ou caminhada de 15 minutos, três vezes por semana durante o período letivo. Os mais jovens serão depois convidados a visitar o espaço criança, no qual podem experimentar as bases do atletismo com a equipa do Infantojuvenil da FPA, numa demonstração do que é o projeto Kids Athletics.

Foi precisamente o regresso aos eventos desportivos para todos que a vice-presidente do IPDJ destacou durante a sua intervenção. Sónia Paixão sublinhou o simbolismo do local que irá acolher o evento, o Estádio Nacional, aproveitando para lembrar que o mesmo se realiza a poucos dias da Semana Europeia do Desporto (23 a 30 de setembro), promovida no nosso país pelo IPDJ, cuja apresentação oficial será realizada amanhã.

Será, pois, na simbólica Pista de Honra do Estádio Nacional, que no domingo terá início a prova de 10 km, com uma partida muito especial, com algumas das figuras que marcaram o centenário, entre as quais os embaixadores e convidados presentes nesta conferência, bem como o presidente da FPA, que começou a sua intervenção por mostrar o seu dorsal, que terá o número 100. Jorge Vieira aproveitou para reforçar a importância da modalidade, numa altura em que, em Tóquio, mais uma vez, o atletismo mostrou a sua excelência, “tendo agora cinco campeões olímpicos, os únicos do desporto português; e conquistado mais duas medalhas olímpicas, totalizando 12, praticamente metade das conquistadas pelo desporto português”.

“Estes resultados deixam-nos cheios de orgulho e mostram que o povo português tem uma reserva enorme de sucesso para o futuro, assim consigamos trabalhar para reduzir assimetrias desportivas”, disse Jorge Vieira. E acrescentou: “Os nossos resultados são feitos também de resiliência, daquela que nos fez continuar a trabalhar no contexto de pandemia – nunca parámos – e a preparar os nossos atletas para nos apresentarmos no nosso melhor nestes Jogos Olímpicos, conseguindo contribuir para aquela que foi a melhor representação olímpica nacional de sempre.”

Depois de lembrar que a preparação para Paris 2024 já começou e que a nova época de 2021/2022 trará muitas novidades, principalmente no que diz respeito à divulgação da modalidade, o presidente da FPA terminou a sua intervenção desafiando todos os que não se inscreveram na Associação Montepio Corrida do Centenário FPA a inscreverem-se e a participarem.

Mais informações em https://fpatletismo.pt/atletismo/geral27017/2021/09/associacao-montepio-corrida-do-centenario-fpa/

Partilhar