Ana Cabecinha e Rui Coelho campeões nacionais de marcha 20 km

Notícias

6 Fev, 2022
Ana-Cabecinha-cop

Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, renovou o título de campeã nacional de marcha 20 km. Do lado masculino, Rui Coelho, do SLB, sucede a João Vieira e sagra-se campeão nacional.

Realizaram-se hoje, 6 de fevereiro, em Olhão, os Campeonatos Nacionais de Marcha 20 km, com Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão (COP), a revalidar o título, percorrendo a distância em 1h36m10s, a mais de um minuto da segunda classificada, a sub-23 Joana Pontes, do LMA-L (1h37m19s). Fechou o pódio Maria Bernardo, também do Pechão, com o tempo de 1h39m17s.

A competir “em casa”, Ana Cabecinha confessou que devido a “problemas em novembro, a sua preparação esta época está atrasada”, mas que não podia deixar de estar presente nesta competição em Olhão. “Serviu para voltar a sentir-me bem em competição, iniciando a época na minha cidade”, disse. O início de época começou, assim, da melhor forma para a marchadora do Pechão, que aponta agora a mira, a nível nacional, aos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, e, no que diz respeito a competições internacionais, aos Campeonatos da Europa, em julho, e do Mundo, em agosto. “Embora tenha qualificação pelo ranking, quero fazer marca e, por isso, estou a preparar-me para a 2 de abril participar no meeting de Poděbrady. Quero estar nessa altura no pico de forma”, partilhou.

Foto: DR

Do lado masculino, a prova foi ganha pelo colombiano, ainda júnior, Christian Rojas, que bateu o novo campeão nacional, Rui Coelho, por apenas quatro segundos, terminando, respetivamente em 1h27m43s e 1h27m47s. Rui Coelho sucede assim a João Vieira, o atleta que mais títulos conquistou. O novo campeão nacional destacou, no final da prova, “a competitividade da mesma, com um grupo da frente grande, o que tornou a prova mais motivante e fez com que conseguisse melhorar em mais de dois minutos a marca alcançada no ano passado”. Rui Coelho prepara-se agora para competir nos 35 km do campeonato do mundo de nações em marcha atlética, a 4 e 5 de março, em Omã, e antecipa uma prova dura, marcada pelo calor, pelo que “não espero uma grande marca, mas estou bem fisicamente, bem preparado e acredito numa boa classificação”, disse.

Completaram o pódio destes campeonatos Paulo Martins (1h27m47s), do SCP, terceiro na prova e vice-campeão nacional; e Hélder Santos, do LMA-L, com 1h30,17s, quarto na prova e terceiro nos campeonatos.

Inês Mendes e Guilherme Rodrigues vencem campeonatos Sub-20

Na competição contou ainda com os campeonatos sub-20, com Inês Mendes, individual, e Guilherme Rodrigues, do SCP, a sagrarem-se campeões nacionais, respetivamente com 47m54s e 43m44s. Inês Mendes confirma a marca de qualificação para o campeonato do mundo de nações e para o Festival Olímpico da Juventude Europeia, que acontece em julho, em Banská Bystrica, Eslovénia, competição para a qual Guilherme Rodrigues também conseguiu marca de qualificação, ficando a quatro segundos da marca exigida para o campeonato do mundo de nações.

Foto: Sergio Mateo Maria, Sportmedia

Carina Ferreira (53m36s), ADCCJC, e Beatriz Gonçalves (54m11s), do GRECAS, completaram o pódio feminino. Do lado masculino, a segunda e terceira posições do pódio foram ocupadas por Pedro Dias, do COP, com a marca de 44m28s, e por Tiago Ramos, do CATUNES, com o tempo de 44m33s, ambos com marca para o Festival Olímpico da Juventude Europeia.

Os resultados completos podem ser consultados aqui: Campeonato Nacional de Marcha em Estrada – 20 km e Sub-20 (fpacompeticoes.pt).

Partilhar