FPA e HeartGenetics proporcionam acompanhamento com base em testes genéticos

Notícias

2 Fev, 2022
DSC_0774

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a HeartGenetics assinaram hoje, em Linda-a-Velha, um protocolo que vai permitir que todos os atletas federados tenham acesso a testes genéticos, com 15% de desconto.

De acordo com a HeartGenetics, empresa portuguesa fundada em 2013, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, software e testes genéticos, que permitem descodificar a genética, melhorando a saúde e o bem-estar de cada indivíduo, “estudos científicos demonstram que a genética pode influenciar o desempenho atlético em cerca de 70%”. Neste contexto, o teste MyFitnessGenes®, que analisa 82 variantes genéticas presentes em 70 genes, com impacto em três grandes áreas – desempenho atlético, lesões e recuperação e nutrição desportiva –, permite identificar a predisposição genética para o potencial atlético individual, ajudando os atletas a tomar medidas mais personalizadas, atuando ao nível da prevenção e respondendo a necessidades especiais.

Para responder a outro dos desafios do alto rendimento – encontrar as respostas nutricionais para cada a atleta em casa momento – a HeartGenetics desenvolveu o teste MyNutriGenes®, que analisa 102 variantes genéticas presentes em 75 genes, com impacto em três áreas:  o corpo, a alimentação e o comportamento. “As variantes genéticas influenciam a forma como cada individuo absorve e metaboliza os nutrientes. Este teste fornece informação genética essencial para definir estratégias eficazes para a elaboração de um plano alimentar personalizado e adaptado a cada atleta”, explicou a HeartGenetics.

“Ambos os testes genéticos são suportados por WebApps que fornecem informação essencial, bem como recomendações indispensáveis para traçar planos de treino e planos nutricionais adaptados ao metabolismo de cada atleta. Para fazer estes testes genéticos basta uma simples colheita de saliva”, acrescentou.

A HeartGenetics vai proporcionar aos atletas de alto rendimento um programa de acompanhamento especial. O DNACOACH em todas as suas variantes – MyNutriGenes®, MyFitnessGenes®, MyWellnessGenes®, MyVitDGenes® ou Plus – vai estar ao dispor de todos os atletas federados, com 15% de desconto.

Mais informações sobre a HeartGenetics, e o programa DNACOACH aqui.

Partilhar