Jogos Surdolímpicos: Portugal com quatro atletas selecionados

Notícias

12 Abr, 2022
Atletas do Programa de Preparação Surdolímpica Caxias do Sul 2021

Francisco Laranjeira, Hemilton Costa, Ricardo Gomes e Rui Rodrigues foram os atletas selecionados na nossa modalidade para representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, Brasil, de 1 a 15 de maio, e que terão 12 atletas portugueses a competir em seis modalidades.

Por força dos últimos acontecimentos, nomeadamente o atropelamento de Francisco Laranjeira (na foto, à esquerda), o atletismo terá apenas três representantes, reduzindo a comitiva para 12 ao invés dos 13 atletas inicialmente previstos. Também no que diz respeito aos técnicos, o treinador de Francisco Laranjeira, João Ferrão, deixará de fazer parte da comitiva, juntando-se Jorge Teixeira, treinador de Ricardo Gomes, à treinadora de Hemilton Costa, Berenice Vila.

A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 será, assim, constituída por um total de 28 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, intérprete de língua gestual portuguesa e Chefia de Missão, a cargo de Pedro Costa (Chefe de Missão) e Tiago Carvalho (Diretor Executivo). Esta é a oitava participação portuguesa nesta competição, que, no total, já conquistou 13 medalhas, tendo duas – de prata – sido pelo atletismo, por Hugo Lousada, em 1993, nos 1500 e nos 5000 metros. Nesta edição espera-se a participação de 4500 atletas de 100 países para competirem nas 20 modalidades do calendário surdolímpico, que serão distribuídas por 18 arenas de competição.

Os Jogos podem ser acompanhados no site oficial do evento – HOME – 24th Summer Deaflympics (deaflympics2021.com) – com a participação portuguesa a ser divulgada no site e redes sociais da FPA.

Partilhar