CAR Jamor recebeu concentração de lançamentos sub-20

Notícias

23 Mar, 2023
Estágio

O setor de lançamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, no âmbito da sua atividade, promoveu no fim-de-semana passado (17 a 19 de março) um estágio/concentração para jovens lançadores. Além da parte técnica e prática, os atletas receberam duas visitas muito especiais, as de Francisco Belo e Leandro Ramos.

“O Estágio Nacional de Lançamentos Sub-20 surge na sequência da dinâmica desenvolvida pelo setor no decorrer dos últimos anos. O objetivo foi o de dar continuidade ao trabalho individual que cada um tem vindo a desenvolver no seu local de treino, acrescendo neste momento a avaliação técnica e física em contexto individual e coletivo. Estes momentos são oportunidades de partilha e troca de ideias entre os treinadores mais experientes e os mais jovens”, enquadra Carlos Tribuna, Técnico Nacional de Lançamentos, responsável pelo estágio/concentração.

Os 11 atletas e 9 treinadores, juntamente com Carlos Tribuna e a equipa multidisciplinar da FPA concluíram três dias de trabalho, com o responsável técnico a fazer o seguinte balanço: “Tecnicamente o estágio foi muito positivo. No primeiro dia filmamos os lançamentos e depois visualizamos com o olhar atento dos treinadores, observando-se os pontos fortes e fracos de cada atleta. A avaliação da impulsão forneceu dados menos recolhidos pelos atletas e pelos treinadores e a avaliação do lançamento dorsal decorreu em equipa com um ambiente positivo e próprio que caracteriza o setor. Há a assinalar vários momentos de partilha de questões relativas ao treino entre os treinadores, sendo que um dos momentos-altos a destacar desta concentração é o que reuniu os atletas Francisco Belo e Leandro Ramos num coffee-break, durante o qual foram abordadas questões como a nutrição, o sono, o descanso, a suplementação, o treino e muitas outras.”

Partilhar