Equipa portuguesa preparada para os Europeus em Pista Coberta

FPA Geral Notícias

1 Mar, 2023
equipa_reuniao

Começam já amanhã, dia 2 de março, os Campeonatos Europeus em Pista Coberta. A Atakoy Arena, em Istambul (Turquia), receberá cerca de 600 atletas, em representação de 47 países, entre os quais Portugal, que fez deslocar a sua maior comitiva de sempre.

No dia de hoje, a equipa nacional já fez a sua reunião geral e esteve no local de competição para o treino habitual de conhecimento das instalações, na véspera do início da ação.

O dia de amanhã é denominado como o dia zero da competição, uma vez que terá apenas lugar numa jornada, durante a tarde, envolvendo a primeira ronda de eliminatórias de corridas (800 metros, masculinos e femininos, 1 500 metros masculinos e 3 000 metros femininos) e as qualificações dos concursos. (salto em altura e lançamento do peso femininos e triplo-salto masculino). E, à exceção da altura, todas as outras disciplinas terão a primeira presença portuguesa.

Às 19h00 de Istambul (16 horas em Portugal Continental e Madeira, 15 horas nos Açores), José Carlos Pinto correrá na segunda das eliminatórias dos 800 metros e será o primeiro português em ação.

Nas listas de partida finais, o atleta português tem a 19ª marca entre os 28 participantes. Apuram-se para as meias-finais os dois primeiros de cada uma das cinco eliminatórias e os dois tempos mais rápidos seguintes. No lançamento do peso, Francisco Belo está no 14º lugar entre os 18 participantes e terá de lançar 21,20 metros (qualificação direta) ou ficar nos oito primeiros para ter acesso à final. No triplo-salto, Pedro Pichardo é quem tem a melhor marca entre os 18 concorrentes, enquanto Tiago Pereira tem a oitava marca. Para chegar à final têm de saltar 16,70 metros ou ficar nos oito primeiros. Nos 1500 metros, Isaac Nader tem a 11ª marca entre 24 participantes e para o apuramento para a final necessita ser um dos três primeiros ou ficar nos três lugares seguintes mais rápidos entre as três meias-finais.

No que concerne às provas femininas, Patrícia Silva tem a 24ª marca entre as 28 participantes nos 800 metros. O sistema de apuramento para as meias-finais é idêntico ao da prova masculina. Mariana Machado é a 12ª entre as 23 inscritas para os 3 000 metros, sendo apuradas para a final as seis primeiras classificadas e as três mais rápidas seguintes. No lançamento do peso, Auriol Dongmo é a segunda das 16 concorrentes, Jessica Inchude é quinta e Eliana Bandeira é a nona. O apuramento para a final faz-se diretamente com um lançamento de 18,50 metros opu ficar nas oito primeiras no fim da qualificação.

Eis o horário de início de cada uma das provas na jornada de amanhã e a participação portuguesa:

Partilhar