Montemuro Vertical Run apresentada na BTL

Notícias

1 Mar, 2023
WhatsApp Image 2023-03-01 at 16.00.42

A 1 e 2 de julho Castro Daire volta a receber a Montemuro Vertical Run, prova que volta a integrar a Taça de Portugal de Corrida de Montanha e a Valsir Mountain World Cup 2023, naquela que será a sua segunda edição. O programa foi apresentado hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa. As inscrições abrem a 30 de abril.

“A Montemuro Vertical Run reflete a estratégia de posicionar Castro Daire no turismo de natureza por via do desporto, aproveitando as especificidades do concelho, potenciando a região com recurso a esta sinergia. É assim que se desenvolve e promove o crescimento”, começou por enquadrar o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida, durante a apresentação do evento, na qual admitiu que o concelho já se assumiu como “capital nacional da corrida de montanha”.

Por seu turno, o vereador do desporto do Município de Castro Daire, que é simultaneamente o diretor da prova, realçou o crescimento da mesma que “é local e regional, mas também nacional e internacional”. O evento Montemuro Vertical Run insere-se, como explicou o vereador do desporto e diretor da prova, no projeto Montemuro Running, que assenta num programa de desporto para todos, aliando a competição a uma vertente de entretenimento, indo ao encontro do slogan da prova: “Em subida constante… Mas para todos!”. São esperados 600 participantes de 15 nacionalidades, este ano com a novidade de o programa incluir o Sports & Health Mental Running.

A apresentação do evento incluiu ainda uma mesa-redonda, que contou com a participação do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, convidado a juntar-se a Sílvia Vermelho, em representação do IPDJ, Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Pedro Machado, do Turismo do Centro de Portugal, e Nuno Martinho, da Viseu Dão Lafões, na discussão do papel do desporto e do turismo de natureza na promoção das regiões do interior de Portugal, particularmente de Castro Daire, que, por seu turno, permitem assumir eventos como a Montemuro Vertical Run num produto de turismo de sucesso inequívoco e gerador de desenvolvimento.

Além do bem-estar físico e emocional, o desporto permite desenvolver a economia e também promover a sustentabilidade. Foi esta a mensagem defendida sobre a qual Jorge Vieira acrescentou: “O desporto tem valor, mas é um valor que precisa de ser reconhecido, porque ambiciono o dia em que, na discussão do orçamento de Estado, o desporto seja referido e incluído. Nesse dia o desporto terá na prática o valor que aqui vemos. Este evento e esta autarquia são um exemplo da preparação que a região centro está a fazer para promover o regresso da sua população, o retorno à natureza, a uma vida ativa.”

Partilhar