Portugueses Leandro Ramos e Vânia Silva marcam presença na Conferência de Apresentação da Taça da Europa de Lançamentos

Notícias

10 Mar, 2023
LBFT0050

A Taça da Europa de Lançamentos foi apresentada oficialmente esta tarde, no auditório do Estádio Municipal de Leiria, com os portugueses Leandro Ramos e Vânia Silva a marcarem presença em representação dos atletas nacionais.

Depois de dadas as boas-vindas pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira, foi a vez do presidente da Comissão Organizadora Local da Taça da Europa de Lançamentos e vice-presidente da Juventude Vidigalense, Paulo Vieira, dirigir as suas palavras aos convidados, enfatizando a importância de todos os envolvidos na organização, particularmente os voluntários, para que fosse possível a realização deste evento ao longo dos anos, com a qualidade e o sucesso demonstrados.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, expressou o seu agradecimento e confiança em todos os envolvidos na organização da Taça da Europa de Lançamentos, bem como nos resultados positivos dos atletas portugueses que irão nos próximos dois dias representar as cores nacionais. Entre eles, Leandro Ramos, que detém o recorde nacional do lançamento do dardo (84,78 metros), e que este ano se estreia nesta competição em absolutos. “Sei que estou bem, hoje sinto-me bem e amanhã quero dar o meu melhor e fazer um bom resultado”, disse.

Também Vânia Silva, recordista nacional do lançamento do martelo e a atleta com mais presenças nesta competição (vai para a 15.ª), esteve na conferência de imprensa, na circunstância especial de ter anunciado que escolheu a Taça da Europa para terminar a sua longa carreira de 30 anos ao serviço do atletismo, durante os quais participou em três Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos do Mundo e três Campeonatos da Europa. “Vou mesmo parar e tinha de ser aqui na cidade onde competi toda a minha vida. Por isso, estou num turbilhão de emoções este fim-de-semana”, partilhou a atleta, que fez um balanço “muito bom” da sua carreira, confessando que apenas ficou “com um amargo de boca por nunca ter conseguido ultrapassar os 70 metros”.

As intervenções nacionais terminaram com Carlos Tribuna, Técnico Nacional de Lançamentos, que manifestou grande confiança na equipa selecionada para representar Portugal, garantindo a sua capacidade para a obtenção de bons resultados.

A conferência de imprensa contou ainda com a participação de Elina Tzengko, da Grécia, campeã em título do Lançamento do Dardo, que também foi premiada com o European Athletics Rising Star Award no final da época passada. A atleta grega destacou o seu interesse em participar anualmente na Taça da Europa, como forma de sentir a atmosfera competitiva. “Venho todos os anos pelo ambiente competitivo. O meu treinador encoraja-me a fazê-lo, porque é uma oportunidade de lançar em ambiente de competição antes das grandes provas. Aqui encontro muito boas condições para treinar e competir e amanhã espero lançar bem e divertir-me”, referiu Elina Tzengko.

Por seu turno, o também presente neste momento pré-competição, campeão em título do Lançamento do Peso, atual recordista da Taça da Europa e que se sagrou Campeão Europeu de Pista Coberta há poucos dias, Zane Weir, da Itália, partilhou que esta época teve como desafio acrescido a recuperação de uma lesão, mas sente-se preparado para lançar mais um bom resultado.

Raul Chapado, presidente da Federação Espanhola de Atletismo, nesta conferência na qualidade de Delegado do Conselho da European Athletics, depois da sua intervenção, liderou o tradicional momento de troca de placas entre as entidades oficiais presentes, encerrando-se esta conferência com a também já tradicional fotografia de grupos, que junta atletas e convidados.

Amanhã, a Taça da Europa de Lançamentos Leiria 2023 inicia às 9h30, sendo que todas as informações estão disponíveis na página oficial do evento: https://www.leiria2022-23-24.com.

Foto: Luís Barreto para a organização local da ETC2023

Partilhar