Bruno Silva e Inês João foram os melhores portugueses nos 45 km dos mundiais de trail e montanha

Notícias

8 Jun, 2023
WhatsApp Image 2023-06-08 at 14.10.13

A seleção nacional e trail estreou-se hoje nos Campeonatos do Mundo de Montanha e Trail, que este ano se realiza até ao dia 10 de junho, em Innsbruck, na Áustria, naquela que é a segunda edição com a montanha e o trail em mundiais conjuntos. A prova ficou marcada pelo agravamento das condições meteorológicas adversas na parte final, sendo mesmo interrompida por questões de segurança, impedindo cerca de 50 atletas de terminar a competição.

Depois da seleção de montanha ter ontem disputado os 7 km com 2000 metros de desnível positivo da prova uphill, hoje, 8 de junho, foi a vez de o trail entrar em ação nos 45 km com 3400 metros de desnível positivo. Bruno Silva foi o melhor português, cumprindo o percurso em 4h53m10s, na 38.ª posição. Seguiram-se Dário Moitoso (55.º), Tiago Vieira (60.º), Paulo Mesquita (69.º), António Almeida (82.º) e Roberto Baião (93.º).

Do lado feminino, a portuguesa mais rápida foi Inês João, na 46.ª posição, com o tempo de 5h52m13s. Seguiram-se Cristina Arreiol (53.ª) Beatriz Alves (55.ª), Susana Echeverría (57.ª) e Ana Oliveira (92.ª). Ercília Machado desistiu aos 20 km, na sequência de uma queda aos 9 km.

A prova foi ganha pelo campeão em título, o norueguês Stian Angermund-Vik, que concluiu o percurso em 4h19m00s, sagrando-se assim bicampeão do mundo de trail curto. Do lado feminino venceu a francesa Clementine Geoffrai, conquistando o título nos últimos quilómetros, com a marca de 4h53m12s.

Coletivamente, do lado masculino, venceu o Reino Unido, seguido pela Itália e a França, respetivamente na segunda e terceira posições. Portugal classificou-se na 14.ª posição.

Do lado feminino, venceu a França, seguida pela Suíça, na segunda posição, e os EUA a fechar o pódio, no terceiro lugar. A equipa portuguesa classificou-se na 10.ª posição.

Os resultados completos estão disponíveis na página oficial do evento em https://www.innsbruck-stubai2023.com/en/

Amanhã, 9 de junho, às 6h30 (5h30 em Portugal), entram em competição, no trail longo, de 85 km, Pedro Barros, Carlos Ferreira, André Rodrigues, Nélson Santos, Bruno Sousa, Paula Barbosa, Vera Bernardo, Nádia Casteleiro, Sofia Roquete e Marisa Vieira.

Estes Campeonatos do Mundo de Trail e Montanha são transmitidos em direto no canal de Youtube e página de Facebook do evento. Já o programa e outras informações sobre o evento, estão disponíveis no site oficial, em https://www.innsbruck-stubai2023.com/. A participação portuguesa pode ser acompanhada no site e redes sociais da FPA.

Foto: Roast Media

Partilhar