Português Nélson Santos no top 20 mundial em Innsbruck

Notícias

9 Jun, 2023
Untitled design (25)

Terminou hoje, 9 de junho, a participação do trail nacional nos Campeonatos do Mundo de Trail e Montanha, que estão a decorrer em Innsbruck, na Áustria. Nélson Santos foi o melhor português nos 85 km com 6400 metros de desnível positivo acumulado, cortando a meta em 16.º lugar com a marca de 10h54m31s.

O atleta da equipa das quinas foi ganhando posições até meio da prova, altura em que chegou ao top 20 para não sair mais desse patamar. Nélson Santos ainda chegou a estar na 13.ª posição da geral, mas na última parte do percurso acabou por ceder e terminou em 16.º, com uma diferença de 41m52s para o vencedor, o francês Benjamim Roubiol. Este fez grande parte do percurso na segunda posição atrás do italiano Andreas Reiterer, que alcançou já depois dos 75 km e nunca mais se deixou apanhar, numa segunda parte bastante rápida para a dureza do percurso. Roubiol foi o único atleta a cortar a meta abaixo das 10h00, com o tempo de 9h52m59.

Com a chegada de Bruno Sousa (46.º) e de Pedro Barros (86.º) a equipa masculina assegurou a 11.ª posição coletiva.

Do lado feminino, Marisa Vieira foi a primeira mulher portuguesa a cortar a meta, na 32.ª posição, concluindo o percurso em 13h05m40s, numa prova ganha pela francesa Marion Delespierre, que no ano passado tinha sido terceira classificada, na Tailândia, este ano a cumprir o percurso em 11h22m31s. Delespierre assumiu a dianteira da prova aos 65,8 km, impondo-se à alemã Katharina Hartmuth, para se sagrar campeã do mundo com um tempo que a coloca em 42.º lugar da geral.

Vera Bernardo concluiu a prova na 42.ª posição, em 13h41m26s; e Paula Barbosa classificou-se na 49.ª posição, em 13h46m44s, fechando a equipa nacional, que se classificou na 7.ª posição, a mesma obtida no ano passado. Nádia Casteleiro concluiu o percurso em 14h26m50s, na 59.ª posição.

Os portugueses André Rodrigues, Carlos Ferreira e Sofia Roquete desistiram aos 65,8 km.

Coletivamente a França venceu em masculinos e femininos. Do lado masculino, na segunda posição classificaram-se os EUA e, na terceira, a Itália. Do lado feminino, no segundo lugar classificou-se a Alemanha e a Itália subiu ao terceiro lugar do pódio.

Os resultados completos estão disponíveis na página oficial do evento em https://www.innsbruck-stubai2023.com/en/

Amanhã, 10 de junho, às 10h00, é a vez da seleção de montanha competir em Innsbruck, na última prova do programa desportivo, a de Mountain Classic, que conta com os portugueses Carlos Lopes, Paulo Macedo, Eduardo Pestana e Pedro Miguel Rodrigues.

Estes Campeonatos do Mundo de Trail e Montanha são transmitidos em direto no canal de Youtube e página de Facebook do evento. Já o programa e outras informações sobre o evento, estão disponíveis no site oficial, em https://www.innsbruck-stubai2023.com/. A participação portuguesa pode ser acompanhada no site e redes sociais da FPA.

Partilhar