PNMC forma técnicos nas áreas da comunicação, exame médico-desportivo e suporte básico de vida

Notícias

3 Jun, 2023
WhatsApp Image 2023-06-03 at 17.10.05

O Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC) realizou hoje, 3 de junho, o seu encontro anual de Técnicos de Marcha e Corrida, este ano no Agrupamento de Escolas Miguel Torga, na Amadora. Estratégias de promoção e divulgação da atividade física; A importância dos exames médicos desportivos no despiste de complicações associadas à atividade física; e Suporte Básico de Vida, foram os temas abordados.

O programa iniciou-se com o wrokshop “Estratégias de promoção e divulgação da atividade física”, cujo objetivo foi fornecer ferramentas aos técnicos de marcha e corrida para conseguirem criar sinergias entre os recursos nacionais do PNMC e os recursos locais para potenciar a atividade dos centros técnicos. “Quando é preciso promover um projeto e não dispomos do budget necessário, temos de ter a capacidade de identificar oportunidades e parcerias que sejam ‘win-win’”, referiu a formadora, Vanessa Pais, do departamento de comunicação da Federação Portuguesa de Atletismo e coordenadora do projeto FPA Runner.

Seguiu-se o tema ministrado pelo enfermeiro Fernando Carvalhão, intitulado “A importância dos exames médicos desportivos no despiste de complicações associadas à atividade física”. Durante a sua apresentação, este formador explicou em que consiste o exame médico-desportivo, a sua utilidade e importância. “Queremos promover e disseminar a prática desportiva, incentivar estilos de vida mais saudáveis, mas, antes de tudo, devemos salvaguardar a segurança dos atletas”, defendeu.

A tarde formativa terminou com o curso de Suporte Básico de Vida, que foi ministrado pelo bombeiro e formador do INEM, Dinis Cartas, e capacitou os técnicos de marcha e corrida a intervir em caso de emergência, prestando os primeiros socorros. Além dos objetivos gerais do curso, esta formação incluiu ainda informação específica sobre primeiros socorros no contexto da prática do exercício físico. “Em contexto de atividade física, no qual o corpo pode ser levado ao limite ou acontecer acidentes, é essencial haver técnicos capazes de prestar os primeiros socorros. Saber é salvar vidas!”, lembrou o formador.

Este Encontro Nacional de Marcha e Corrida encerrou um dia de atividade do PNMC na Amadora, que incluiu também o Challenge 3000, evento que desafiou os participantes a correr 3000 metros na Pista do Monte da Galega, propondo-se a cumprir a distância em 18, 15, 12 ou 10 minutos, e convidou os mais jovens (14 aos 16 anos) a testarem-se nos 1000 metros. Esta atividade inseriu-se no eixo 4 (formação) e no eixo 2 (desporto para todos) do Amadora Atletismo, programa desenvolvido pelo Município da Amadora, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, que tem como objetivo promover a modalidade no concelho.

Partilhar